Fundação Telefônica e Instituto Elos levam inovação para Dia dos Voluntários do grupo

Por Mariana Felippe
Há 5 anos, o grupo Telefônica realiza um Dia dos Voluntários de sucesso. Mas a organização de São Paulo queria mais. Na busca por aumentar o impacto social e o número de envolvidos na ação, eles procuraram o Instituto Elos e propuseram o desafio de pensar um formato inovador e que atendesse essas expectativas. Por acreditar que levar a Metodologia Elos para dentro do espaço corporativo, de forma customizada, e potencializar as ações que já são realizadas é uma forma de materializar o propósito do instituto (falamos mais sobre isso aqui), a equipe Elos topou. Daí, nasceu o DVT São Paulo 2011.
A primeira inovação já foi grande! Ao invés de trabalhar em uma instituição, estamos atuando na escala bairro, na Barra Funda. A escolha do local deu-se por meio de visitas técnicas e a existência da rede Nossa Barra, ação de Desenvolvimento Local apoiada pela empresa Tgestiona, do grupo Telefônica, foi fator determinante na decisão, pois queremos garantir a continuidade das ações já iniciadas, além de valorizar os ativos locais, o trabalho participativo e em rede, a articulação intersetorial e o foco em inovação e disseminação.
No novo modelo, a comunidade é a protagonista. Por conta disso, todas as ações foram pautadas em cima dos sonhos dos próprios moradores. Em maio deste ano, foram realizadas três reuniões comunitárias preparatórias que abriram caminhos para um Oasis Training realizado no bairro em junho com participação de 30 voluntários de 6 empresas do grupo Telefônica.

Durante o Oasis Training, os participantes vivenciaram as etapas do Olhar, Afeto, Sonho e Cuidado. Ao final de 4 dias, a equipe do DVT já tinha em mãos as maquetes com os sonhos de 3 áreas de intervenção: a escola Canuto do Val e as praças Nicolau Moraes de Barros e Embaixada Nordestina. Os sonhos de outra área de atuação, o Centro de Saúde Escola Barra Funda “Dr. Alexandre Vranjac”, também foram descobertos coletivamente em reunião geral com toda a equipe que atua no local – cerca de 100 pessoas.
A equipe Elos está contando com reforços mais que especiais. Além dos facilitadores da metodologia, o projeto conta com os consultores Lao Napolitano, da Lao Engenharia, e Fernando Nacarato, da Inventi Projetos, para mobiliários, equipe da Fe Ravanholi Arquitetura * Paisagem para paisagismo e do arquiteto e artista plástico Paulo von Poser para os murais. Nesse momento, todos estão trabalhando muito para garantir a excelência dos projetos, que estão ficando ES-PE-TA-CU-LA-RES!

Quer saber mais? O Instituto Escola de Notícias, nosso parceiro na Comunicação, vem alimentando o Diário de Bordo – que contém informações das 11 cidades – com notícias de todo o processo de mobilização em São Paulo. Para conferir as fotos de todo o processo, acesse nosso Flickr.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.