Encerra ação que levou metodologia Elos-Oasis como política pública para 20 comunidades do país

  • Homepage
  • Instituto Elos
  • Encerra ação que levou metodologia Elos-Oasis como política pública para 20 comunidades do país

Por Mariana Felippe
Em 2010, a equipe do Instituto Elos viveu uma experiência muito especial: aplicar a metodologia Elos como política pública de mobilização social em várias comunidades brasileiras, por meio de um convênio com o Ministério da Cultura.  A iniciativa nasceu a partir da busca do Ministério da Cultura por potencializar a participação social na implantação dos equipamentos Mais Cultura, iniciando nas comunidades um processo de mobilização para a gestão compartilhada e o planejamento da programação e dos usos dos Espaços e Bibliotecas, junto aos poderes públicos locais parceiros do Programa.

A ação inédita, chamada Elos no Canteiro Mais Cultura, permitiu que governos e comunidades que receberão Espaços e Bibliotecas Mais Cultura se conhecessem, conversassem, sonhassem juntos e, claro, colocassem a mão na massa para tornar esses sonhos reais.
As comunidades trabalharam juntas em praças, murais, jardins, faixas de pedestre, reformas de quadras, teatros, entre outros, mas, mais do que isso, perceberam seu potencial de realização. Muitas pessoas continuam trabalhando juntas até hoje, como é o caso das moradoras do Sítio do Berardo, em Recife. Em maio, durante a Formação de Disseminadores Elos no Canteiro Mais Cultura, algumas mulheres que trabalhavam sozinhas em suas casas criaram um grupo produtor, chamado Du Berardo, para começar a produzir de forma cooperativa.

Onze meses depois, elas continuam reunindo-se diariamente para produzir e criaram um vínculo que vai além da cooperativa: tornaram-se amigas. Em Manaus, a história se repete: as artesãs da comunidade Jorge Teixeira que começaram a produzir juntas durante a etapa Mão na Massa, em junho de 2010, continuam juntas. Com direito à produção de ovos de Páscoa!
Essa trajetória começou em abril de 2010. Foram 9 meses rodando o país e conhecendo cidades, comunidades, pessoas e culturas diferentes, de Norte a Sul. O projeto formou 104 pessoas na metodologia Elos e envolveu mais de 2500 participantes nas 20 comunidades por que passou. Em dezembro, representantes de todas as comunidades tiveram a oportunidade de estar juntos, no Encontro Nacional de Comunidades, em Brasília, e sonhar o que querem continuar realizando em rede.

Essas e outras histórias, podem ser conferidas em www.elosmaiscultura.com.br. O vídeo sobre a ação, você encontra aqui .

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos