É tempo de mais um Oasis na Vila São Bento!

Por Paulo Farine
No inverno de 2012, guerreiros sem armas de todos os cantos do mundo chegaram à Vila São Bento. Em um sábado ensolarado, reuniram-se em círculo com a comunidade, orientados pelo sonho da “Casa do Brincar” e jogaram o Jogo Oasis. Nos quatro dias seguintes, juntaram um tanto de materiais com a melhor energia de cada um e realizaram o “milagre”. Um espaço seguro onde as crianças pudessem aprender brincando, um lugar rico em arte, poesia, jogos e brinquedos nasceu.

Seis meses se passaram. Da mesma forma que uma gota que cai na água calma faz a onda reverberar, muitas coisas passaram a acontecer ali. Quatro jovens estudantes de pedagogia – Dani Santana, Carol Akemy, Bia Nascimento e Thuany Reis – acolheram a “Casa do Brincar” e deram vida ao projeto Li-berte.
“Somos jovens sonhadoras que com a educação pretendem mudar o mundo e, se o mundo é demasiadamente grande, nosso papel é plantar sementes de ideias, para que germinem pensadores que terão o papel de contagiar o mundo e passar à frente nossa corrente de amor e boa vontade, para que todos possam compartilhar essa magia que é fazer o bem. Queremos o simples, o mais honesto sorriso das pessoas, romper as barreiras impostas pela falta de tempo, pela vergonha ou pelo medo da recusa. Queremos mostrar ao mundo que estamos aqui juntos e juntos podemos fazer uns aos outros felizes”, do blog Li-berte.
Todos os domingos, elas se encontram com as crianças da Vila. E a cada encontro, há uma programação diferente: dia de contação de histórias, dia da cultura, dia da arte, dia dos hábitos saudáveis, dia do artesanato. A experiência está dando tão certo que agora quer crescer. E nada melhor do que Jogar o Oasis novamente!

Confira os objetivos deste novo Oasis:
a) Fortalecer as iniciativas já existentes na Vila São Bento, como por exemplo, a Casa do Brincar;
b) Animar / Inspirar / Envolver mais pessoas da comunidade – resgatar relações criadas no GSA e criar novas – conhecer os pais e os familiares das crianças participantes da Casa do Brincar, trazê-los mais para perto; potencializar a rede local;
c) Envolver pessoas da cidade e do entorno interessadas no Jogo Oasis, ampliar a rede de apoio;
d) Impulsionar novos projetos da comunidade.
Datas do Oasis Vila São Bento
16/02 – Das 9 às 18 horas – Vivência do Olhar e do Afeto
17/02 – Das 9 às 18 horas – Vivência do Sonho e do Cuidado (reunião de projeto)
Entre os finais de semana – mobilização de recursos e pessoas
23 e 24/02 – Milagre (Mão na Massa)
03/03 – Celebração e Re-evolução
Saiba mais sobre as ações na Vila São Bento:
Relatório do Guerreiros Sem Armas na comunidade

Projeto Li-berte

Se você quiser se juntar a nós para coempreender os projetos na Vila São Bento, entre em contato pelo e-mail paulo@institutoelos.com.br ou telefone 13 9705-0840.

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos