Ação de voluntariado do Instituto Alcoa impulsiona materialização de sonhos em escola estadual

  • Homepage
  • Instituto Elos
  • Ação de voluntariado do Instituto Alcoa impulsiona materialização de sonhos em escola estadual

Por Thaís Polydoro*
Em outubro, realizamos um projeto junto ao Instituto Alcoa que trazia um grande desafio: realizar o mutirão anual de  voluntários no espaço utilizado por 2000 alunos. Para nós, foi a oportunidade de materializar o sonho de realizar mais um grande Oasis em uma comunidade escolar!
Iniciamos a parceria em julho de 2012 definindo como local de ação a Escola Estadual Antonio Manoel Alves de Lima, na Zona Sul de São Paulo, e propondo inovações ao programa existente. A ação foi pautada em um processo de escuta, valorização  e estímulo ao protagonismo da comunidade escolar.
O mês de agosto foi dedicado a articular a ação com direção, coordenação e conselho escolar e o aprendizado foi constante, dado que necessitamos permear a ampla agenda escolar, nos adaptar ao cotidiano da escola e acolher a diversidade de alunos, de até 55  anos, divididos em três turnos (manhã , tarde e noite ). Mas não faltava disposição para fazer dar certo!
A meta era clara: descobrir belezas, talentos e sonhos da comunidade escolar  (professores, alunos, colaboradores e familiares) e convidá-la a colocar a mão na massa para fazer acontecer já as transformações juntos aos voluntários Alcoa.
Marina Engels e Renata Laurentino foram as facilitadoras do Instituto Elos, e no mês de setembro estimularam e apoiaram a realização de um encontro de talentos e um encontro de maquete em cada turno. Foram 9 eventos no total, com a mobilização de mais de 800 pessoas. Essa experiência despertou muitos talentos de música, dança, artesanato, poesia e conhecimentos específicos.  Após a realização do Show de Talentos, vários alunos passaram a levar instrumentos musicais e tocar no intervalo das aulas.
A escuta dos sonhos revelou: criação de uma área  de estar com mesas e bancos, pintura do pátio, espelho nos banheiros, reforma da quadra, retirada dos pombos do pátio, mastro com bandeira da escola, plantio de árvores frutíferas, coletores de lixo reciclável, organizadores de fila da cantina, adequação do laboratório de ciências naturais, livros de ficção na biblioteca, criação de hortas, modernização de vedação do palco, instalação de armários nas salas de aula, entre outros. A partir destes sonhos, a equipe do Instituto Elos detalhou as frentes de ação  possíveis, considerando  que  parte dos materiais seriam doados pela Alcoa e parte captados a partir da gincana de captação de recursos com os alunos.
No dia  19 de outubro,  alunos, professores, familiares e voluntários colocaram a mão na massa! Neste dia, a equipe de facilitação do Elos foi ampliada. Juntaram-se ao time: Ariane Mates,  Carla Cardoso,  Flavia Ramos, Fernando Conte, Laura Benites e o guerreiros sem armas 2012 Bruno Matinata.
Veja só como ficou ES-PE-TA-CU-LAR!
Parabéns à comunidade escolar pela dedicação e resultados!

*Thaís Polydoro é gestora do núcleo de Realização do Instituto Elos

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos