Comunidades Empreendedoras: o que são as visitas inspiradoras?

Por Simone Batista*
Dia 28 de março foi muito especial para a equipe Elos e alguns moradores envolvidos nas ações do programa Comunidades Empreendedoras (conheça o programa aqui), com o qual atuamos junto a Caminho da União e Vila Progresso, em Santos, Prainha, no Guarujá, e Guapurá, em Itanhaém. Foi o primeiro momento de conhecer outras comunidades para se inspirar e sonhar novas ideias para suas próprias comunidades.
A ideia das visitas é que os moradores das comunidades, que estão desenvolvendo projetos de empreendedorismo e design coletivo, possam conhecer outras comunidades que já deram os primeiros passos e consolidaram a construção de um caminho de realização de sonhos, servindo assim como fonte de inspiração, realização e de maneiras de enfrentar os pequenos problemas que vão surgindo ao longo do caminho.
Na primeira parte do passeio, eles foram à Associação Comunitária Monte Azul, organização não governamental fundada pela alemã Ute Craemer, que trabalha na perspectiva do desenvolvimento integral do ser humano a partir de conceitos da antroposofia. Hoje, a Associação tem três núcleos na periferia da cidade de São Paulo e atua em diversas áreas, tais como educação, saúde, cultura. Durante a manhã, caminhamos pela comunidade e conversamos com funcionários e moradores que compartilharam a importância do trabalho coletivo e do juntar forças para que os sonhos se realizem.
Leo, morador da comunidade Caminho da União, disse: “estou com tantas ideias na minha cabeça depois das coisas maravilhosas que vi hoje, que parece que o meu chip está cheio! Quero muito colocar isso em prática na minha comunidade”.
Os participantes do Comunidades Empreendedoras puderam ver a padaria comunitária, a biblioteca, a creche e vários outros empreendimentos, constatando as inúmeras possibilidades de desenvolvimento a partir da descoberta de suas potencialidades e recursos.
comunidades
À tarde, fomos visitar o Ateliê Arte nas Cotas, localizado na cidade de Cubatão. Nesse projeto, a comunidade desenvolve formas de expressão artística, realizando intervenções em espaços públicos e nas fachadas das casas. Imagine os bairros cota, localizados nos morros, lotados de belas pinturas e mosaicos! É altamente inspirador e revelador da capacidade de produzir beleza do ser humano! Ao caminhar pelo bairro, fomos nos inspirando e sonhando todo o  embelezamento que podemos realizar em cada uma das comunidades!
No final do dia, o grupo estava alegre, animado com as visitas e disposto a realizar sempre mais! Continue acompanhando o blog para ler sobre nossas próximas visitas inspiradoras a comunidades que já estão fazendo acontecer o melhor dos mundos!
* Simone Batista é pedagoga com grande experiência na área, doutora em Educação, gsa 2014 e está sonhando o Oasis nas Escolas junto com o Elos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.