Participação comunitária

O tempo inteiro buscamos formas de aperfeiçoar nossa atuação junto a jovens e comunidades, e a melhor forma de fazer isso é aplicando nossa metodologia em situações reais. O programa de Desenvolvimento Local Elos só pode existi r graças a uma equação que envolve a parceria com uma comunidade altamente empreendedora e com um ou mais parceiros financiadores.

Casos de sucesso

MUSEU DE PESCA

Um projeto ambicioso e desafiador que reuniu centenas de estudantes na revitalização do Museu de Pesca de Santos, que estava abandonado há 11 anos. Uma experiência inspiradora que despertou em um grupo de 5 jovens a percepção de que o saber das comunidades é uma valiosa ferramenta para a transformação. Foi também um marco no que diz respeito ao poder materializador de um grupo de pessoas mobilizadas por um sonho comum.

PAQUETÁ

Uma experiência marcada pela cooperação de diversos setores para o desenvolvimento de uma comunidade, provando que estas podem chegar muito longe quando conscientes de seu poder e com sua rede de relacionamentos ampliada. A primeira ação conjunta entre a Associação dos Cortiços do Centro e o Elos foi a construção de uma praça, em 2003, na primeira experiência com o Jogo Oasis. A partir daí, a comunidade do Paquetá, por seus próprios méritos, estabeleceu diversas parcerias, inclusive com o Instituto Elos, e acumula uma história de realizações que inclui um prêmio nacional de melhor prática em Desenvolvimento Local.

JURÉIA

Parceira do Instituto Elos desde seu início, a Juréia, localizada no Vale do Ribeira, encanta pelas peculiaridades culturais e ambientais. Essa comunidade caiçara representada pela Associação de Jovens da Juréia, junto com o Instituto Elos e o Núcleo Oikos, está criando estratégias de geração de emprego e renda baseadas nos saberes e habilidades locais. Através da experiência de Desenvolvimento Local com a Juréia, temos a ambição de criar um caso de sucesso inspirador para outras comunidades no desenvolvimento de produtos e adição e uso de redes de comércio justo para crescimento da renda nas comunidades.