Encontro discute como conectar a Filosofia Elos com o Process Work

Quem manda notícias da Escócia, Paulo Farine e Niels Koldejwin, que estão no Field Studies Council –  FSC Scotland, que fica 3 horas ao norte de Edinburgh, para uma imersão sobre como conectar a Filosofia Elos e a metodologia Process Work da Deep Democracy.

IMG-20160207-WA0000

A ideia surgiu há 2 anos num encontro de GSA em Madri onde Conchi Piñeiro (GSA 2014), Melania Bigi (GSA 2015), Mara Verduin (GSA 2014), Sergio Barriento Ravero (Peix), Niels Koldejwin (Elos Foundation)  começaram a explorar possibilidades de conectar a Filosofia Elos com a metodologia Process Work da Deep Democracy.
No ano passado surgiu um edital da União Europeia, no qual Melania junto com uma organização da Itália, chamada Xena, escreveram e ganharam o edital, com o projeto Go Deep. As organizações parceiras do projeto são: Xena (Itália), Altekio (Espanha) , Comunicazione Itália (Itália) , Diversity Matters (Escócia), Elos e Elos Foundation.
Process Work integra conceitos de física quântica, psicologia, antropologia e espiritualidade em um novo paradigma e uma metodologia que tem muitas aplicações. Army Mindell, em 1988, definiu o processo como o fluxo constante de informações, manifestando-se em eventos que são conectados por um princípio organizador subjacente reflete muitas leis universais. Processo de Trabalho é uma abordagem generalizada com aplicações em transformação (gestão de mudança) coletivo, transformação individual (psicoterapia), medicina, física, direito, política, desenvolvimento de liderança e arte.

IMG-20160207-WA0001

Mindell cunhou o termo Deep Democracy para descrever a importância de desenvolver a conscientização e valorização de todos os níveis de experiência. Formula ainda mais a mecânica quântica em termos da relação entre o observador, o evento, bem como o método de observação. É uma nova forma radical de pensar sobre a realidade, e brilha uma nova luz sobre o valor relativo das abordagens científicas e filosóficas que tentam explicar a realidade, concentrando-se em aspectos únicos-dimensional, mas ficam aquém de abordar os fenómenos de todas as dimensões.

IMG-20160208-WA0000

Por exemplo, na área da transformação coletiva e mudança organizacional, Deep Democracy inclui a ideia de que a consciência de todos os níveis pode trazer informações valiosas para grupos e líderes, ajudando-os a descobrir “O Processo”, a direção multi-dimensional que está oculta no estado mental cotidiano.
Na Escócia, Pat Back e Andy Smith foram os facilitadores do encontro, já que são certificados em Process Work. Vale ressaltar que esta metodologia é utilizada pela Tamera e pelo Zegg Forum. A proposta da imersão aqui é criar espaço para emergir algo da conexão entre Filosofia Elos e Process Work. Estavam presentes: Andrew SmithPat BlackDaniela Di NoraSergi PeixMara VerduinNiels KoldewijnGiulio Ferretto,Raul Mais DavisPaulo Farine MilaniEmiliano BonIlaria Magagna.

IMG-20160208-WA0001

Para começar fizeram um exercício para visualizar o que estará acontecendo no mundo daqui a 5 anos, em 2021.
Depois foram apresentados os seguintes pontos:
1) experiência sobre Process Work –  Scotland,
2) experiência Jogo Oasis –  Spain, abril,
3) reflexões sobre as duas experiências
4) evento para testar combinação / uso das 2 abordagens. Para acontecer na  Itália, em outubro,
5) feedbacks + eventos locais envolvendo jovens,
6) feedback final, julho 2017.
Os resultados esperados: uso das metodologias e partilha intelectual do que foi desenvolvido, criado e experimentado. Criação de plataforma online, participação de jovens nos encontros e eventos, off-line, material pedagógico, guia das metodologias ou da combinação entre elas.
people
 
 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.