Escolas de Jundiaí colocam a mão na massa na parceria com a Fundação Alphaville

A parceria entre a Fundação Alphaville e as escolas de Jundiaí, EE Dr. Rafael Mauro e Escola Owen Zilio, resultou, na última semana de novembro, na etapa do mão na massa do OASIS NAS ESCOLAS. Jamerson Mancio e Sebastián Ronderos, dois dos facilitadores do Elos, além de Natasha Mendes Gabriel e Marina Engels, contam como foi este momento ESPETACULAR!

CIRCULO

“O envolvimento dos funcionários da escola Owen Zillio, professores, coordenação e direção, deram o tom do mutirão. Ou seja, mão na massa focada na materialização do começo até o fim. Os voluntários que estiveram presentes deram tudo de si para a realização dos Sonhos. Familiares e amigos de pessoas envolvidas no processo. No primeiro dia contamos com a presença de alunos da EE Dr. Rafael Mauro, isso foi emocionante. Ao final deste dia, Roberta,(Coordenadora da escola fez um depoimento emocionante e agradeceu muitos aos jovens). Finalizamos com um tour pela escola e passamos pelo Jardim Sensorial descalço e de olhos vendados”, explica Jamerson Mancio.
Ele conta que por motivos de segurança, e recomendações da Secretaria da Educação, assim como as conversas dos profissionais da escola, ficou decidido que as crianças não participariam desta etapa do Oasis na Escolas. Por outro lado, já foram pensadas diversas atividades para integrá-las nesta parte do processo.

OASIS 03

A lista de sonhos construídos é impressionante, e com todo envolvimento que o projeto alcançou, eles estenderam por mais um dia, para terminar tudo como foi projetado: Jardim Sensorial, Jardim em volta da Árvore Encantada, Pomar, Paisagismo em diferentes pontos da Escola (Entradas e Laterais da escola), Revitalização da Horta, Horta vertical, Canteiro de Compostagem, Armário para Depósito de Materiais (Finalizando), Armário para o lixo (Finalizando), Cobertura da Entrada (Finalizando), Caminho divertido para chegada na escola, Pintura dos muros da escola, Pergolado.
“Se a gente se unir com o outro para fazer alguma coisa com o objetivo comum, a gente consegue fazer. Então, eu levo para minha vida este aprendizado, porque tem tantas coisas que eu preciso fazer, e é só somar um pouquinho de força de vontade que a gente consegue.”, resumiu Gustavo Aloe, Fundação Alphaville, participante formação Oasis Owen Zilio, segundo dia de Mutirão.
Se alunos da EE Dr. Rafael Mauro deram uma força na Owen Zillo, a comunidade escolar como um todo, também tinham seus próprios sonhos para construir.
“O espírito transformador de todos os envolvidos no Oasis na Escola na Rafael Mauro, em especial a disposição das Professoras Sé e Sabrina (Direção e da Coordenação da escola) de encarar um novo olhar, mesmo com a preocupação justificável de quebrar os normas protocolares diárias, assim como a participação dos professores, funcionários, e alunos, não para realizar melhoramentos na escola, e sim, comprometidos com a materialização da MELHOR comunidade escolar”, reflete Sebastián Ronderos.

destaque

Os sonhos realizados por lá: quiosque de leitura, arquibancada de pneus, mesas para oficina de artes, bancos de pallets para estar ao ar livre, pintura escadas, muralismo no muro da frente e dos fundos da escola, jardim da entrada e jardim dos fundos com horta (jardim secreto), oficina de artes (pergolado nos fundos da escola).
Para os professores a principal questão do Oasis nas Escolas é a apropriação do espaço pelos alunos, não só como patrimônio, mas sendo parte da educação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.