FAQ

Quem fundou o Elos?

Alexandre Esteves, Edgard Gouveia Jr, Mariana Gauche Motta, Natasha Mendes Gabriel e Rodrigo Rubido Alonso fundaram o Instituto Elos. Continuam na equipe do Instituto Mariana, Natasha e Rodrigo.

Vocês recebem alguma ajuda do governo?

Não. O Elos não faz parte de nenhum programa de assistência governamental, mas já teve projetos aprovados em editais e participou de convênios com governos municipais e federais, assim como aplica e implementa projetos de natureza diversa em parceria com governos municipais, estaduais e nacionais.

As pessoas que trabalham no Elos são voluntárias?

Contamos com uma equipe fixa e remunerada e eventualmente trabalhamos com jovens em formação seja através de contratação para prestação de serviços, estágio, ou voluntariado. Nas ações que realizamos contamos com a participação e apoio de um grande número de pessoas: jovens empreendedores, moradores das comunidades, representantes do comércio local, etc… consideramos essas pessoas “participantes” do processo e não voluntários.

Como vocês sobrevivem?

Trabalhamos com uma estratégia de sustentabilidade financeira que alia a prestação de serviços e captação de recursos.

Desde quando existe o Elos?

A experiência que deu inicio ao Elos começou em 1996. O Elos passou a existir formalmente em 2000.

O Elos tem filiais em outras cidades ou países?

Não. A sede do Elos fica em Santos-SP, onde estão baseados todos os membros da equipe. É daqui que planejamos ações em outras cidades, estados e países, trabalhando com um parceiro local.

Onde fica o Elos?

Rual Marechal Hermes, 37 Boqueirão – Santos-SP

O que é o Elos?

Uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos que tem por propósito Impulsionar o movimento de fazer acontecer já o mundo que todos sonhamos. Leia mais em quem somos.

O Elos pode vir fazer um OASIS na minha comunidade?

O Elos tem uma agenda de ações para o ano que dificulta realizar ações não previstas, mas quando criamos o OASIS, foi justamente para que mais comunidades pudessem ser beneficiadas, mesmo quando a nossa equipe não está disponível. Nossa sugestão é que você procure um jovem na rede de Guerreiros para te apoiar, este pode ser um ótimo começo.

Quem pode participar de um OASIS?

Homens, mulheres, crianças… todos que têm um sonho para a comunidade e estão dispostos a materializá-lo.

Eu posso fazer um OASIS na minha comunidade?

Costumamos dizer que qualquer pessoa pode fazer um OASIS, tomados os devidos cuidados. Sempre recomendamos a participação de um facilitador com experiência prévia em OASIS e consideramos dois cenários principais:

  1. Você quer realizar um OASIS na sua comunidade; Neste caso, você conhece bem os códigos internos da sua comunidade e estará presente para lidar com todas as consequências da sua ação. Se informe sobre como fazer o OASIS, veja os vídeos, leia os materiais e encontre um oráculo facilitador: alguém que pode guiar os seus passos na realização do OASIS.
  2. Você quer presentear uma comunidade com um OASIS, mas você não vive lá; Como você não vai sofrer todos os impactos gerados por sua ação na comunidade, consideramos este contexto mais desafiador e a nossa recomendação é que você só realize a ação se puder contar com um facilitador experiente. (inserir link para a rede de Guerreiros)
O que é o OASIS?

Uma ferramenta de mobilização comunitária, de uso livre, desenvolvida pelo instituto Elos e aplicada pelo próprio Instituto e por jovens empreendedores em diversas partes do mundo.

Como posso participar do programa Guerreiros Sem Armas?

Faça a sua pré-inscrição e enviaremos para você materiais e informações. Clique aqui!

Quando acontecerá a próxima edição dos Guerreiros Sem Armas?

De 05 de Janeiro a 05 de Fevereiro de 2014. Para maiores informações escreva para fernando@institutoelos.org

O que é preciso para participar dos Guerreiros Sem Armas?

Você precisa ter idade entre 18 e 35 anos e passar pelo processo seletivo do programa. O primeiro passo é fazer uma pré-inscrição, a partir daí você passa a receber informações relativas ao programa;

O que é o Guerreiros Sem Armas?

Um programa de formação oferecido pelo Instituto Elos a cada 2 anos em Santos.

www.guerreirossemarmas.wordpress.com

Quem são os Guerreiros Sem Armas?

Os Guerreiros Sem Armas são jovens que participaram do programa Guerreiros Sem Armas. Hoje existem cerca de 300 deles espalhados pelo mundo.