Guerreiros sem armas transformam cada vez mais realidades com o Jogo Oasis

Por Mariana Felippe
“Um dia, a Equipe Elos sonhou que o Jogo Oasis fosse jogado simultaneamente em várias partes do mundo… e isso já é realidade!”. Essa frase de Val Rocha sintetiza o sentimento que hoje temos com a ampla disseminação dessa tecnologia social, criada em 2003 pelo instituto e, desde então, em constante desenvolvimento.
Desde 1999, o Instituto Elos realiza o programa Guerreiros Sem Armas para formar jovens que querem mudar o mundo já. Em 2007, pela primeira vez utilizou-se o Jogo Oasis, que passou a ser fundamental para os guerreiros, mas foi em 2009 que aconteceu uma grande revolução. Naquele ano, a equipe decidiu transformar o jogo em uma tecnologia social aberta, de uso livre, e incentivar sua aplicação em várias partes do mundo. Daí nasceu o movimento Oasis Mundi. Os resultados foram incríveis e o número de Oasis realizados vem crescendo exponencialmente!
“O nome Oasis foi inspirado nos livros de história. A  idéia central é a de que nosso mundo está cheio de vastos “desertos”: regiões e comunidades onde, social e/ou ambientalmente, a vitalidade foi destruída. Mas, sem dúvida alguma, nesses lugares ainda existem pontos de luz cheios de esperança, beleza e alegria”, Glossário Elos
É acreditando nisso que esses jovens guerreiros sem armas colocam a mão na massa e fazem acontecer o mundo que sonham! Esse ano, já foram realizados mais de 40 Oasis e muitos outros estão sendo planejados e iniciados.
Apenas no fim de semana dos dias 22 e 23 de outubro, tivemos 8 ações simultâneas relacionadas ao Jogo Oasis: Oasis em Rotterdam, Rio de Janeiro, Santos, Colômbia, Índia, uma oficina de imersão e as etapas Olhar, Afeto e Sonho em Belo Horizonte e a etapa do Afeto em Porto Alegre. O que também nos impressiona é o poder do fazer junto. Cada vez mais guerreiros de várias edições e países têm empreendido ações conjuntamente, como foi o caso do Oasis El Ramirez (Colômbia) e do Oasis Zimbabwe. Não é incrível?
Nosso sonho é que esse número aumente ainda mais e é por isso que investimos muito na formação de jovens do mundo todo. Se você quer participar de um Oasis ou mesmo realizar um em sua comunidade, entre em contato pelo e-mail elos@institutoelos.com.br. Incluíremos você em nossa lista de contatos e daremos nosso melhor para colocá-lo em contato com um guerreiro sem armas que possa te apoiar a realizar uma ação. Se você quer participar do programa Guerreiros Sem Armas, acesse www.guerreirossemarmas.net e se tem interesse em participar de outros cursos de formação do Instituto Elos, escreva para cursos@institutoelos.com.br.
Para ver informações sobre os Oasis já realizados ou adicionar informações sobre um novo Oasis, é só acessar o mapa do movimento Oasis Mundi. Você vai se impressionar com a quantidade de pontinhos que já colocamos no mapa JUNTOS!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.