Equipe Elos faz imersão em Forum Zegg

Um dos investimentos do Elos em sua equipe foi a imersão no Zegg Forum.  Tudo começou quando a Natasha Mendes Gabriel e o Paulo Farine Milaniforam fazer o curso Sementes da Confiança com a Ita Gabert e a Barbara Stützel, em 2018. Eles voltaram encantados com as possibilidades de uso da metodologia no Instituto Elos. Esse ano, foi a vez do Rodrigo Rubido Alonso e da Clarissa Borges Müller participarem do curso sendo que, pela segunda vez, o Espaço Elos foi escolhido para sediar o módulo 2.

1 . O que é ZEGG FORUM?

“O Fórum é uma ferramenta para gestão emocional em grupos, a partir do compartilhamento de sentimentos e experiências. Nenhum sofrimento, alegria, erro, decepção ou dúvida é olhado de forma particular e isolado, pois sua proposta é investigar a natureza humana coletivamente e sem julgamentos.

Ao participar de um Círculo de Confiança e praticar o Fórum, você se torna parte de um laboratório de criação de sociedade. Nestes encontros, investigamos nossas questões e motivações, desenvolvemos juntos valores e descobrimos como surge a confiança”. (Definição tirada do Fórum Brasil: Círculos de Confiança)

2. Por que agora?

A questão de VIVER em comunidade é um dos nossos fundamentos, um norte para tudo o que fazemos. Por mais que isso seja de fato a base do nosso trabalho e do nosso dia a dia, não é uma tarefa fácil.

Como lidar com desejos, vontades, sentidos, valores, humores de 23 pessoas, diariamente? Sem contar as 9 crianças, equipe Elos que atua fora do escritório, equipe externa – que hoje inclui 3 facilitadores e 1 facilitadora, uma equipe de vídeo e os mais diferentes fornecedores em projetos de longo prazo.

É inevitável que os conflitos surjam. Estamos prestes a fazer 20 anos de existência, e durante o planejamento desse ano, ficou claro que deveríamos rever uma série de acordos, que não pareciam estar claros para todo mundo aqui dentro.

O convite feito para Ita Gabert foi facilitar uma introdução e vivência no ZEGG FORUM, como ferramenta para o fortalecimento da transparência e da confiança na comunidade Elos.

O que acontece no Fórum…

Pois é, não dá para compartilhar o que aconteceu dentro de um Círculo de Confiança. Ita usou várias estratégias e exercícios para que entrássemos em contato com diferentes níveis de confiança entre pessoas da nossa comunidade, durante os 4 dias de imersão.

O que nos conecta e o que nos separa? Essa, por exemplo, é uma das perguntas que ressoam.

Como um grupo pode carregar uma garrafa cheia de água sustentando-a apenas por fios de barbante e seguindo os comandos de 3 pessoas vendadas? Além disso, era preciso achar uma garrafa vazia após passar por um caminho tortuoso e cheio de obstáculos e enchê-la com o liquido da garrafa que estávamos conduzindo. Ah! Quem não estava vendado, não podia falar nada, somente fazer gestos para ajudar o triplo comando cego.

Vivemos uma jornada profunda de entender porque e como queremos seguir como comunidade.

Momentos dolorosos, outros divertidos, muitos surpreendentes. O Círculo de Confiança não é um lugar para decisões, e sim limpar a área para que boas decisões sejam tomadas em outros momentos.

Temos muitas lições de casa para fazer. Uma série de grandes temas para serem tratados. Mas o mais importante, sabemos que podemos contar com cada pessoa dessa comunidade.

Nosso profundo sentimento de agradecimento à Ita por nos proporcionar esse momento único em nossas vidas.

Outro agradecimento muito especial é para a Ana Macedo Avelar(GSA2012) pela deliciosa alimentação vegetariana e vegana.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.