Parceria com Fundação Alphaville promove Oasis nas Escolas em Jundiaí

Desde outubro, que através da parceria entre a Fundação Alphaville e o Instituto Elos, está sendo aplicado o Oasis nas Escolas, dentro do programa Bairro Educador, uma somatória de iniciativas que visam potencializar comunidades educativas existentes em redes educativas territoriais, por meio de:
– Formações em educação integral para a sustentabilidade;
– Fortalecimento de projetos potenciais dentro do Projeto Político Pedagógico de cada escola (PPP);
– Articulação entre escola e talentos do bairro, em projetos de aulas e atividades ligadas ao esporte, arte e cultura.

12196359_706732292791433_6948297480320715214_n

O programa envolve a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio de escolas públicas, municipais e estaduais, como atividades complementares ao contra turno escolar nos bairros localizados nas áreas de influência do empreendimento Alphaville Jundiaí.
O programa está sendo aplicado na EE. Dr. Rafael Mauro (Fundamental II e Ensino Médio), tendo como facilitadores Natasha Gabriel e Sebastián Ronderos, da Equipe Elos. Na EMEB Professor Owen Zilio (Educação Infantil), os facilitadores são Marina Engels e Jamerson Mancio.

IMG-20151120-WA0004
Professor de Matemática usa seus talentos de cozinheiro para explicar fundamentos de Matemática

De acordo com a Natasha Gabriel, os pontos altos da Rafael Mauro:
“O show de talentos foi um dos momentos mais lindos até agora, os professores organizaram a feira cultural e tinha muita produção interessante que se alinhava com a FILOSOFIA ELOS. Os professores de Português e Artes trabalharam as caixas das memórias dos alunos, tinham também fotografias das belezas e afetos da escola, charges incríveis, máscaras africanas, teatro (O Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente). O professor de Matemática fez uma torta de abobrinha para mostrar seu talento culinário, e depois explicou o que a receita tinha de matemática.

IMG-20151120-WA0002

Na experiência com escolas foi a melhor experiência quando o projeto pedagógico (feira cultural) e a Filosofia Elos (Afeto + Show de Talentos) se complementaram incrivelmente! os jovens foram protagonistas do começo ao fim!
O grupo de jovens que tem participado da ação é incrível, muito engajado! Eles estão captando recursos, supermotivados e já conseguiram palletes, pneus, algumas tintas.Também estão fazendo uma rifa”.
Jamerson Mancio destacou os seguintes pontos na Owen Zilio:

ara encerrar participamos da inauguração da árvore encantada, preparada para o trabalho sensorial 02

“Estamos indo muito bem por lá, a comunidade escolar entendeu a proposta do jogo e está cada vez mais junto.
O show de talentos foi algo muito marcante, chegamos lá e tudo estava pronto, a Diretora da escola abrindo na manhã e tarde com uma dança com seu professor de dança de salão e finalizando o show de talentos da parte da tarde com uma Zumba envolvendo todos os presentes. As crianças adoraram e diziam: ‘ Rose num é aquela que é brava?!?’
Espantados com o sorriso da diretora durante a apresentação. O Coral da EMEB Aparecido Garcia também se apresentou, foi emocionante.
A parte dos Sonhos foi muito interessante para todos os envolvidos e tivemos muitos aprendizados com os pequenos. Escutar os sonhos das crianças foi algo mágico. Logo em seguida colocar os Sonhos na Árvore, os pais também partilharam seus Sonhos para a escola”.
Na etapa de Cuidado, as crianças se mostraram muito ligadas no processo Jogo Oasis, pela manhã 3 maquetes com 5 turmas, aproximadamente 80 crianças, na parte da tarde um novo recorde de, 85 crianças ao mesmo tempo fazendo 3 maquetes. Que experiência incrível!

12243698_10156271232675444_1842495182_n

No último encontro validamos os sonhos a serem realizados com o “Conselhinho” que são os representantes das crianças na Escola”.

Projeto Owen Zilio (3)

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.