Retrospectiva 2014: Comunidades Empreendedoras brilham com apoio do Plano de Aplicação do Fundo Socioambiental da CAIXA

Depois do GSA 2014, estamos acompanhando bem de perto as comunidades parceiras, com o apoio do Plano de Aplicação do Fundo Socioambiental da CAIXA, que faz parte da estratégia conhecida como DIST (Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios). A experiência que estamos fazendo no Comunidades Empreendedoras está envolvendo o Guapurá, a Prainha, a Vila Progresso, e o Caminho da União, todas localizadas na Baixada Santista.

COMUNIDADES EMPREENDEDORAS 01
Os momentos mais especiais é quando reunimos as 4 comunidades empreendedoras

A equipe Elos, sob a coordenação da Thais Polydoro, tem ido semanalmente em todos estes lugares para acompanhar os sonhos de Re-Evolução de cada um, fazendo oficinas comunitárias, trazendo inspiração com visitas às experiências muito bacanas que conhecemos, promovendo encontros com apoio de outras entidades, e fazendo com que as pessoas entendam que seu papel é de colocar a mão na massa para transformarem seus sonhos em realidade.
COMUNIDADES EMPREENDEDORAS 02
A Oficina com o pessoal do Arte nas Cotas foi um mão na massa com muita arte

“Esta parceria tem possibilitado que a gente acompanhe essas comunidades durante 18 meses e potencialize o que elas querem. Com o apoio, podemos realizar as reuniões, convidar pessoas para palestrarem, ampliar repertórios com visitas a outras comunidades”, explica a Thais, gestora de núcleo de realização do Elos.
Para o gerente nacional de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da CAIXA, Jean Benevides, o programa Guerreiros Sem Armas traz forte investimento na mobilização das pessoas para a realização de desejos compartilhados pela comunidade. “Os aspectos positivos estão nas potencialidades das pessoas e lugares, e não nas dificuldades; na valorização dos sonhos compartilhados como impulsos para a mudança e na concretização de resultados visíveis em curto prazo”, comenta.
COMUNIDADES EMPREENDEDORAS 04
O Encontro sobre Economia Solidária no SESC foi um dos momentos inspiradores para todos em 2014

Neste ano, os números são a síntese de um processo de transformação do mundo, no lugar em que todos sonhamos:
a)    253 ações com 5005 participações (reuniões comunitárias, oficinas, reuniões de articulação estratégica, mutirões, SARAU, festas comunitárias, Cinema de rua).
b)    04 Visitas de inspiração com 140  participações. 20 mutirões comunitários de manutenção dos espaços contruídos no GSA 2014
c)    04 Vivencias na Filosofia Elos com 91 participações dos sonhadores das comunidades
d)    Mais de 1500 exemplares de Alo Alo das comunidades distribuídos
O pessoal do Guapurá manteve a pracinha do GSA 2014, batalhou e conseguiu os kits de exercícios ao ar livre: as aulas começam em janeiro
O pessoal do Guapurá manteve a pracinha do GSA 2014, batalhou e conseguiu os kits de exercícios ao ar livre: as aulas começam em janeiro

Cada um de nós que participou só tem a agradecer por este trabalho, os laços que foram criados, as respostas que estamos recebendo de todos, e muito felizes de ver o que todos estão alcançando, a cada dia. Em 2015, tem mais, muito mais!!!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.