Jogo de Seleção do GSA é apresentado em Congresso de Educação no Chile

O processo de seleção através de jogos para o Guerreiros Sem Armas (GSA) acontece desde a primeira edição de 1999 e vem evoluindo desde então até chegar na versão atual chamada Caminho do Sim. Na edição de 2007 fizemos um jogo de tabuleiro com uma série de ações baseadas nos elementos da natureza. Nós fomos escolhidos para apresentar essa versão no primeiro Congresso Latinoamericano de Educação Alternativa, que aconteceu no Chile. Quem representou o Elos no Congresso foi Rodrigo Montecino (GSA2019).

Leia o relato incrível de Montecino sobre o Congresso e a apresentação do painel:

“O primeiro Congresso de Educação Alternativa teve como tema: ‘Outra educação para outra sociedade’, com participações de países como Bolívia, Peru, Argentina, Equador, Colômbia, Brasil, Espanha, e aconteceu na Universidade Pontifícia Católica do Chile, no Distrito dos Lagos, Villarrica.

EDUCAÇÃO ALTERNATIVA NÃO ESTÁ EM OPOSIÇÃO À EDUCAÇÃO FORMAL

No Chile, existe um sistema de educação formal e não formal que, a propósito, é chamado de educação alternativa. A primeira coisa discutida no Congresso é que não havia rivalidade entre as duas formas de educação, mas sim que ambas são complementares, pois se por um lado existe um sistema formal que pode ser muito questionado, por outro lado, deu resultados ao longo dos anos. Já a educação alternativa é alternativa por se propor alterar o sistema vigente.

FILOSOFIA ELOS COMO FORMA DE EDUCAÇÃO

No painel “É possível mudar o mundo em que vivemos e com o qual sonhamos” falei sobre o Elos e as etapas da Filosofia, conseguindo captar o interesse de todas as pessoas presentes e trazer à tona questões do eu interior. Nesta conversa participaram pessoas de diversas nacionalidades e todas com projetos educacionais (escolas) que de alguma forma concordavam que o ser humano é mais ocupado em TER e não SER e que, em última análise, isso tem muito a fazer na maneira como treinamos as gerações futuras.

O mais bonito de tudo é que, mesmo com profissionais que trabalham na educação formal e não formal, chegamos a conclusão que todo mundo está trabalhando com o mesmo objetivo, que é proporcionar em um sentido acessível a educação nos três níveis, como nas dimensões abordadas no GSA: eu comigo mesmo(a), eu com o(a) outro (a) e eu com o mundo. Senti a Filosofia Elos à flor da pele.

Aproveitei cada intervalo, cada almoço, para convidar os participantes para a apresentação do pôster de seleção do GSA, e digo que foi MARAVILHOSO !!!! A verdade que nesta ocasião quase me faltou fôlego para contar como é o processo do GSA e sobre minha experiência pessoal, porque todo mundo estavam muito ansioso para saber o que foi feito, como foi feito e qual impacto isso causou em mim e no meu ambiente. Expliquei esse processo para grupos de 5 a 10 pessoas e devo ter falado com cerca de 140 participantes ou mais”.

NOSSOS AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

Todo mundo aqui do Elos está muito agradecido ao Montecino por sua extrema generosidade, por ter arcado com todos os custos desta apresentação, pelo relato tão preciso e por nos representar com tanto entusiasmo. Somos do Elos, e assim dizemos HEY! (Nota: frase usada durante o GSA para afirmar a concordância com o que foi dito).

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categories

Arquivos