Mão na massa por um espaço dos sonhos

Por Val Rocha
No dia 4 de outubro Laura Benites, Thaís Polydoro e eu, chegamos cedinho no Jardim Botânico Chico Mendes em Santos, carregando banner, flip chart, maquetes e outros badulaques para realizar, em parceria com a equipe do local o workshop do Espaço de Permacultura dos Sonhos.
As pessoas chegaram timidamente, e reagiram com alguma estranheza à pergunta: qual o seu sonho para este lugar? Aos poucos, a timidez foi cedendo espaço para a criatividade e descobrimos um grupo de mais de 70 pessoas ansiosas por oferecer o seu melhor, para desfrutar do melhor Jardim Botânico.

Ao longo do dia, fomos descobrindo quem éramos, os talentos presentes no grupo, as belezas e recursos do lugar. E quanta beleza existe lá! Tudo estava muito bem, até que todos ficaram sabendo a agenda do dia: sonhar, planejar e executar parte do Espaço de Permacultura. Em 7 horas? Será possível?
O grupo foi dividido em dois times para criar as suas maquetes, que foram riquíssimas em detalhes e conceitos de permacultura: não faltou aspiral de ervas, coleta da água das chuvas, composteira… As maquetes estavam maravilhosas e refletiram o empenho de um grupo totalmente apaixonado e cheio de energia. Acredito que foram a grande inspiração e motivação para a forma como todos voltaram do almoço: prontos para fazer acontecer!

Agora sim… 4 horas para executar o projeto feito coletivamente. As equipes foram formadas e depois que o trabalho começou, o tempo pareceu voar! No final do dia, um grande círculo em volta do que realizamos juntos. Celebramos, nos alegramos, e saímos de lá com muita vontade de fazer mais!


Veja as fotos do dia aqui e aqui.
Mas, e a tal permacultura? Neste dia, também aprendemos muito sobre isso. Se você também quer saber mais, leia o artigo “O que é essa tal permacultura?”.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categories

Arquivos