Como eu posso construir um mundo melhor já, agindo desde o lugar onde estou e da posição que ocupo na minha organização e no mundo?

Elos Novos Líderes é uma vivência intensiva de 5 dias integrais, concebida para gerar nas lideranças o desenvolvimento das habilidades necessárias para agir em ambientes complexos. Nosso programa é marcado pelo aprendizado através da ação, e proporciona que os participantes interajam com os jovens do programa Guerreiros Sem Armas e moradores de comunidades locais.

A aprendizagem em ação conduz os participantes a vivenciarem a Filosofia Elos, reconhecida por governos, empresas e organizações nacionais e internacionais pelo pragmatismo e poder de sensibilização de lideranças para o desenvolvimento de uma cultura de abundância e de colaboração impulsionando mudanças positivas.

Uma experiência exclusiva com os Guerreiros Sem Armas!

Nesta edição, o programa irá interagir diretamente com os participantes do Guerreiros Sem Armas 2019.

O Guerreiros Sem Armas é um programa internacional para jovens que oferece formação vivencial em liderança e empreendedorismo social, desenvolvido pelo Instituto Elos, a partir deste ano passa a acontecer anualmente, e teve sua primeira edição em 1999. Por ano, o programa educacional capacita  jovens, mobiliza e constrói ao menos três espaços em diferentes comunidades e, ainda, apoia a geração de projetos ou negócios de Desenvolvimento Local.

Dentro do Guerreiros Sem Armas, o Elos Novos Líderes oferece uma oportunidade única para os participantes conviverem com jovens empreendedores de diversos países, compartilhar desafios e encontrar soluções criativas para fazer acontecer os sonhos coletivos das comunidades.

QUANDO:  18 a 22 de julho de 2019

As atividades ocorrerão em período integral durante os 5 dias, com jornadas de até 14 horas, intercalando exercícios vivenciais, teoria e conversas em sala, com momentos de interação direta com as comunidades e com os jovens guerreiros sem armas. Inclui participação em um mutirão de 2 dias com o objetivo de construir um sonho coletivo de uma comunidade.

ONDE: Santos (SP)

INVESTIMENTO: R$ 4500 (até 04 de junho) e R$ 4900 (a partir de 5 de junho). Esse valor cobre os custos pedagógicos e infraestrutura do curso, não estando incluso hospedagem e alimentação

 

Facilitação

Rodrigo Alonso é arquiteto e empreendedor, sócio da empresa Ânima Arquitetura e co-fundador do Instituto Elos. É facilitador e co-criador das metodologias Elos e Jogo Oasis e do programa Guerreiros Sem Armas, um curso internacional que treina líderes jovens de diversos países para que sejam agentes de transformações sociais em suas cidades e países. Atua também como consultor e palestrante internacional nas áreas de empreendedorismo social, liderança participativa e mobilização de comunidades, já tendo trabalhado com empresas como Itaú, Natura e Telefônica. Em 2010 e 2011 trabalhou na disseminação da Metodologia Elos na Holanda, treinando profissionais holandeses e prestando consultoria à Prefeitura de Amsterdam para a condução de processos de desenvolvimento local. Em 2017, foi considerado um dos quatro líderes globais pela Tällberg Foundation.

Aser Cortines é engenheiro, com mestrado pela COPPE/UFRJ, sócio da Cortines&Sebastiá Assessoria em Gestão Empresarial e conselheiro de algumas organizações do terceiro setor. Como executivo, ocupou por seis anos o cargo de vice presidente de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal. Foi professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade Federal Fluminense, dos programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, do MBA de Finanças do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, IBMEC/RJ e de alguns programas de Pós-Graduação da Fundação Getulio Vargas. Foi também diretor e facilitador dos programas para executivos da Amana-Key e da Universidade da Experiência. Aser émembro do Conselho Consultivo do Instituto Elos e desde 2011 facilita o programa Elos Novos Líderes.

O fato mais marcante durante minha participação foi a velocidade com que os conceitos, experiências e visões foram compartilhados e assimilados. Sem a experiência mão na massa, estes elementos não poderiam ser assimiladas . Apenas um programa estruturado e denso como este pode trazer esse retorno em tão pouco tempo

André Martini

Promon, 2009

A sensação é a de que vivemos muito mais do que só cinco dias – são muitas histórias pra contar, muitas experiências para transformar, muitas  conexões para ampliar as possibilidades da gente pensar e agir.

Felipe Villa

Via 6B, 2011

O Instituto Elos, por meio de programas como o GSA e o Oasis, é uma referência fantástica das novas qualidades que queremos ver florescer em nossa sociedade. Olhar, Afeto, Sonho, Cuidado, Milagre, Celebração, Re-evolução resumem algumas dessas qualidades que já tecem uma sociedade mais cooperativa, amorosa e sustentável. ES- PE-TA-CU-LAR!

José Bueno

Consultor 2011

Ambiente ótimo para aprender novos meios e propostas para construir um mundo um pouco mais justo e de novas possibilidades para comunidades

Jorge Mendiondo

Empresário, 2011

É maravilhoso constatar que somente o aprendizado significativo vai juntando as peças como um imenso quebra-cabeça e facilitam o nosso entendimento da vida como ela é. Sou professora e nunca parei de estudar,  mas somente o contato com a Filosofia Elos  me possibilitou a satisfação de unir todos os conhecimentos significativos vivenciados ao longo da minha educação familiar e escolar. Tenho atuado com OASIS nas escolas da minha região e estou achando muito divertido fazer as conexões, quase improváveis, de saberes e construir uma nova maneira de estar no mundo

Cristina Gouveia

educadora da Prefeitura de Contagem (MG), 2012

Mesmo com 26 anos trabalhando com comunidades, foi inovador viver este curso, que recomendo para todos. O modelo de trabalho do Elos mostra que tudo é possível! Saímos do discurso e fomos para a prática, integrando a comunidade e unindo pessoas de diferentes nacionalidades e realidades por um objetivo comum

Francisca Adalgisa

Sabesp, 2014

Aprendi que trabalhar com a participação da comunidade é fundamental para conseguir resultados eficientes. É marcante ver que a comunidade que atuei segue dando continuidade ao que foi feito no mutirão.

Eliana Kitahara

Sabesp, 2014

O que mais me impactou foi a presença das crianças e a referência que esse trabalho pode fazer na vida delas.Traz muita perspectiva na vida dessas crianças, mostra que podem ir além. Viram pessoas diferentes, de línguas diferentes trabalhando juntas. Abrimos possibilidade que não podemos dar conta mesmo. Por isso vi muito o milagre e o poder de um sonho coletivo. Cada vez mais sinto que a vida só tem saída se acreditarmos nesse sonho coletivo

Maracélia Teixeira

SESC de Santos, 2015

  • Estimular
  • Apresentar
  • Potencializar
  • Desenvolver
  • Revolucionar
  • Introduzir

as lideranças pela transformação do olhar sobre oportunidades e possibilidades de evolução pessoal e pela elevação do nível de consciência, a partir de vivências e ações reais;

uma forma diferente de agir diante de questões complexas, superando adversidades a partir de ações coletivas e colaborativas, ampliando a visão de negócios;

pela vivência comunitária, a capacidade de realização coletiva e de obter resultados com pessoas e não através de pessoas;

 a habilidade de relacionar as ações vivenciadas com o contexto das organizações e preparar os participantes para levar a experiência para o dia a dia nas suas organizações;

o processo de transformação/inovação em uma experiência divertida de engajamento;

 as 7 Disciplinas da Filosofia Elos como ferramentas para identificar diferentes oportunidades de atuação junto aos diferentes stakeholders da empresa, impactando diretamente em seus resultados.

O programa é guiado por uma filosofia inovadora que impulsiona pessoas na direção da realização de seus sonhos e dos sonhos coletivos de uma comunidade, de um lugar, ou ambiente empresarial, baseada na cooperação, no propósito compartilhado, e no fazer acontecer já de forma prazerosa e lúdica.

A programação possibilita a participação em um processo de transformação real, empreendido com jovens de todo o mundo e com pessoas moradoras em comunidades locais;

Relacionamento com pessoas de diferentes origens culturais e sociais, com compartilhamento de visões, expectativas e potencialidades em favor de um objetivo comum.

o desenho do programa inclui práticas lúdicas e tecnologias sociais consagradas para o exercício de princípios e valores humanos. Dissemina a cultura do cuidado cotidiano, fundamental para implantar novas formas de relacionamento com pessoas, equipes e no desenvolvimento de políticas de responsabilidade social e sustentabilidade.

o participante exercita a habilidade de avaliar os acontecimentos ao redor e suas possíveis implicações e passa a contemplar as expectativas de todas as partes envolvidas. Assim, o programa traz benefícios para todos os envolvidos: participantes, comunidade local e organizações.

work of the artists in the Unfold exhibition and also proposes a number of creative and innovative responses to climate change aimed at stimulating discourse and a wider engagement with the climate debate. The texts by Gerald Bast, Steve Kapelke, Chris Rapley, David Buckland, Chris Wainwright and Helga Kromp-Kolb provoke, within an educational context, a discussion around what are the legitimate agendas for arts education and arts practitioners, in relation to some of the most pressing and urgent issues of our times.

INSCREVA-SE JÁ