Oasis Tubarão – depoimentos

UMA JOVEM MUDA MUNDO – O QUE SIGNIFICOU PARA MIM,  por Sinara Cardoso
O mais legal de tudo foi ver que, toda a realização parte de uma semente e essa só pode ser regada por tudo que tem de positivo dentro de nós. As pessoas com as suas diferenças dentro de um sonho a ser realizado são a peças chave para uma transformação.  Nesse jogo não foi diferente, não há perdedores, só vencedores que fizeram a emoção, a alegria, e a força de vontade fundamental para fazer essa ideia sair do papel e saltar a aos nossos olhos. Quando imaginamos uma coisa diferente do que podia ser ou foi, estamos criando possibilidades, estamos fazendo a história no nosso modo, estamos pensando longe, criando visões de coisas a nossa volta e, surpreendentemente estamos sonhando e criando ideias.

Sinara e o namorado Gilliard durante a mão na massa

Sonhar é bom e melhor ainda é realizar o sonho quando se tem ajuda necessária, pois isso se torna mais fácil e inesquecível. O sonho quando se tem vontade de fazê-lo é a prova de tempo e quando se tem amigos nunca estamos sozinhos.
UMA MÃE SONHADORA E REALIZADORA, por Eleni Jardim
Sou moradora do bairro Passagem e meus filhos frequentam a dois anos a Fundação Joanna de Angelis. Sempre que via a instituição me dava um nó no peito, pois não via cores, e nem alegria nas paredes. Queria que a creche transmitisse a alegria que se encontra dentro daquelas paredes…. Pois todo amor  e cuidado que é dedicado às crianças não estava lá para os passantes. Como sempre amei a arte, as cores, as formas, isso me entristecia, mas eu não via como poderia ajudar sozinha. Veio em uma surpresa, uma moça cheia de sonhos, e nos convocou para sonharmos juntos.
Cabe aqui uma Frase de Raul Seixas “Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade e a possibilidade de realizarmos um sonho é o que torna a vida interessante.”. Pessoas diferentes com mesmos ideais… Era meu primeiro Oasis… Que até então para mim eu o levava como um Mutirão, que por definição é o nome dado  a mobilizações coletivas, baseando-se na ajuda mútua prestada gratuitamente. É usado originalmente para o trabalho no campo ou na construção civil de casas populares, mas Atualmente, por extensão de sentido, “mutirão” pode designar qualquer iniciativa coletiva para a execução de um serviço não remunerado.

Durante a mobilização, Eleni (ou “Leninha”) descobriu talentos que desconhecia

Não foi só trabalho voluntário em si, mas trazer alegria para crianças que elas nem conheciam. Para mim era fácil sonhar e querer participar, pois aquela creche é a segunda casa de meus filhos. Eu fui sonhar com ela, e foi um dos melhores sonhos que já sonhei… O sonho de transformar, revitalizar, ajudar, realizar, amar e conquistar… E muito mais, pois com este sonho veio: muitas conquistas não só material, a creche ficou linda sim, mas, o mais importante, foi à transformação interna de cada um. Para quem participou deste OASIS, dava para ver o brilho nos olhares, os sorrisos de satisfação, aquela deliciosa sensação de estar fazendo a diferença, isso radiava até dava para sentir, tamanha era o força, o coração dizendo “Eu sou útil para mundo” foi muito lindo! Ver tudo se transformando, pouco a pouco as cores aparecendo tudo criando vida e a alegria finalmente sendo transmitida, cada um dando o seu melhor.
Minha grande alegria foi ver minha filha de 6 anos participando e também ajudando e fazendo parte deste sonho que aquela hora não era mais sonho, mas um linda e gratificante realidade. Trabalho? Não deu trabalho nenhum, pois estávamos todos tão felizes e ansiosos para ver tudo pronto que nem sentimos no corpo o esforço. Ali não havia administradores,  jornalistas, músicos,  professores, desempregados e operários, havia pessoas, fazendo o que o ser humano nasceu para fazer o que é de sua natureza: O Bem. Como foi emocionante ver as crianças chegando e vendo tudo colorido, alegre e como deve ser toda a escola. Outros pais também ficaram surpresos com o resultado e se vê isso no dia-dia dá, tanto os pequenos como os profissionais da creche, que sentem mais satisfação de permanecer na área revitalizada.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.