Se a adolescência é um período de dúvidas, descobertas fundamentais e de tomadas de decisão importantes, é também um momento de vivenciar e enfrentar com mais consciência os desafios do mundo. É quando temas como machismo, feminismo, desigualdades sociais, e tantos outros tornam-se parte das conversas em casa, na escola, com a turma de amigas.
Já pensou como seria potente vivenciar um processo de autoconhecimento que pudesse apoiar as adolescentes nestas reflexões? E ainda trazer mais gente disposta a refletir e colocar a mão na massa para transformar a si e o mundo?
Como seria o futuro com homens e mulheres “adultescendo” com maisconsciência de quem são e seus papéis no mundo? Desconstruindo questões de gênero que foram impostas a elas e eles? Foi um pouquinho disso que a Lara, de 15 anos, viveu ao participar do Geração GSA em 2023.
“Eu conheci muita gente maravilhosa, acho que de jeitos diferentes, falas diferentes, gostos diferentes, mas parecia que a gente já se conhecia há muito tempo. O Geração trouxe uma Lara que eu não conhecia, me ajudou muito”.
Moradora do Bom Jesus, periferia de Porto Alegre, ela sente que passou por transformações emocionais, físicas e muitas descobertas sobre si mesma.
O Geração GSA é o novo programa imersivo do Instituto Elos, em que adolescentes de 14 a 17 anos aprendem, com a mão na massa, a transformar realidades e a mudar vidas.
O programa tem o objetivo de apoiar os jovens a descobrir e refletir sobre seus próprios potenciais, sobre como pertencer a suas redes de afetos e sobre as possibilidades de atuar no mundo de maneira consciente. Este trabalho é fundamentado na Metodologia Elos e realizado a partir de quatro grandes pilares: autoconhecimento, amizades, impacto social e conexão com a natureza – tudo isso numa imersão de oito dias, no mês de julho.
Um despertar para essas juventudes que vem chegando com sede de (auto)conhecimento e transformação. A segunda edição vem aí e as inscrições já estão abertas! Se você tem interesse em saber mais ou fazer a inscrição de um(a) jovem, acesse https://bit.ly/geracao-gsa e saiba mais.