ADM: as várias alternativas da relação entre Elos e empresas

A parceria com a ADM mostrou que é possível e produtivo atuar em conjunto com as empresas e as comunidades, a partir de um processo de estabelecer o diálogo com as comunidades.  

Nossa atuação iniciou com um diagnóstico que apontou que qualquer solução direcionada para melhorar as consequências das atividades portuárias, seria necessário uma reunião com a comunidade.  Fizemos a mediação da comunicação com a comunidade santista, em especial com os moradores da Ponta da Praia num diálogo poucas vezes realizado antes.  
Durante 2 anos, através do ADM Cares, a empresa patrocinou o Guerreiros Sem Armas.  

Funcionários da empresa participaram do curso Elos Novos Líderes, uma vivência intensiva concebida para provocar nas lideranças o desenvolvimento das competências necessárias para agir em ambientes complexos, coordenado por Rodrigo Rubido e Aser Cortines. 
Desenvolvemos uma Vivência Oasis na Vila Sapo, decorrente de sugestão da própria comunidade da Ponta da Praia, vizinha à sede portuária. Foram 40 participantes na formação, e 240 pessoas envolvidas nos 2 dias de mutirão. 

"Sabemos e temos orgulho de ter o maior porto da América Latina no nosso quintal, mas também sabemos e sofremos das suas degradações. No entanto tive medo, diferente de mim, alguns moradores ficaram ressabiados, desconfiados dessa fantástica união. Nas primeiras reuniões poucos moradores se interessaram e participaram de fato, mas ao longo do nosso segundo dia de formação, senti os moradores menos desarmados e mais curiosos do que de fato estaria por vir, e quando chegamos no ponto êxtase do sonho de cada um que estava na sede da Associação, as maquetes sendo produzidas no coletivo todos, sonhos e ideais reunidos.
Nesse momento eu tive a certeza que o elo estava fechado, o apoio da ADM, a capacidade de transformação que o Instituto Elos tem de repassar pra comunidade, os arquitetos, estudantes de arquitetura, biólogos, voluntários de longe de outras cidades, voluntários de perto inclusive de outros projetos sociais, e moradores, enfim os moradores!"

Participamos da Semana do Meio Ambiente da empresa, coordenando diversas ações na Vila Sapo, que contou com cerca de 60 pessoas, entre moradores e funcionários. Teve uma palestra com o Fábio Miranda do Instituto Favela da Paz, que mostrou um processo de captação de água de chuva de baixo custo. A oficina teve caráter prático, e foi montada a cisterna por lá.

Além disso, aconteceu uma palestra sobre reaproveitamento de alimentos, replantio de mudas do muro verde, manutenção do piso do parquinho e do brinquedo, que foram construídos no Oasis Vila Sapo, ação dentro projeto Novos Ares, da ADM.

 Em Campo Grande realizamos Vivência Oasis na Vila Industrial. Tivemos cerca de 80 pessoas no mutirão e um maquinário pesado construíram os sonhos para transformar a praça em um local de convivência, lazer e esportes.

"Eu achei que ia morrer e não ia ver isso tudo acontecer na minha vila. Há tanto tempo luto pela reforma do parquinho e neste final de semana de união construímos tanta coisa e tem muito mais por vir!"

 De fato, as pessoas juntas conseguiram fazer a reforma do parquinho, existente, instalar um novo parquinho de madeira. Eles fizeram uma pista de caminhada, academia ao ar livre, alambrado no campo de futebol e reforma dos alambrados existentes. Para a área de convívio foram instalados 7 bancos e 4 kits de mesas e bancos, e paisagismo na praça.

 

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. 

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Proteção de dados

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.