As juventudes – assim, no plural – são muitas e diversas, no Brasil e no mundo. O tempo passou e muita coisa se transformou desde a década de 1980. Os desafios sociais não são os mesmos. As soluções e o perfil de quem as lidera, também não. Se por um lado existe muito potencial, por outro, ainda existem diversos obstáculos a serem enfrentados por uma nova geração de lideranças que vem se formando.
De acordo com o Atlas das Juventudes, uma iniciativa do Em Movimento e do Pacto das Juventudes pelos ODS, “com o avanço da pandemia, a situação se tornou ainda mais grave, ampliando os índices de jovens sem oportunidades de trabalho e também da evasão escolar, com uma parcela significativa da população sofrendo impactos em seu processo educacional. Para além destes pontos, é inevitável ressaltar o agravamento das desigualdades sociais e de acesso à serviços essenciais, dos impactos na saúde mental de jovens, na segurança alimentar e também na segurança pública.”
Diante deste contexto, decidimos criar uma experiência para os jovens “um pouco mais jovens”, entre os 15 e 17 anos. Um programa exclusivo para essa faixa etária e que agora apresentamos para vocês em primeira mão: o Geração GSA!
O Geração GSA foi desenhado para acolher as necessidades e interesses dessas juventudes que serão as lideranças do nosso futuro. Vamos oferecer uma jornada com atividades de autoconhecimento, promover a construção de vínculos, o contato com realidades sociais desafiadoras e a possibilidade de colocar a mão na massa para realizar ações práticas de transformação junto com uma comunidade.
“Queremos fortalecer nessa geração a consciência de responsabilidade social e a percepção de seu próprio potencial, individual e coletivo, para atuar no mundo”, nos conta Mariana Gauche, cofundadora do Instituto Elos.
Acreditamos que é possível transformar o mundo e sabemos que, para isso, é essencial escutar e dialogar, engajar e mobilizar toda a sociedade na construção do futuro mais próspero. E você?
Contamos com seu apoio para espalhar essa novidade! Se quiser saber mais sobre o programa e/ou indicar jovens, acesse o formulário e preencha os dados. Em breve entraremos em contato com uma data para a reunião de apresentação do programa para as famílias.
Saiba mais também sobre o Guerreiros Sem Armas.