JOGO OASIS

O Jogo Oasis é uma metodologia de apoio à mobilização cidadã para a realização de sonhos coletivos.

Composto por jogadores e comunidades, o jogo considera uma ampla definição de comunidade que envolve diversos atores, como residentes, ONGs, governo local, líderes e empresas. Projetado para ser usado livremente e praticado de forma totalmente cooperativa, para que todo mundo junto possa alcançar algo em comum, o Oasis propõe regras que permitem a quem participa vencer, sem exceção.

Você pode jogar e baixar o Jogo Oasis aqui.

Jogo Oasis em Ação

O Jogo Oasis tem a duração de quatro a dez dias e convida uma comunidade a sonhar e construir de maneira cooperativa um projeto desafiador, escolhido por residentes da comunidade para atender às suas necessidades. Os projetos podem variar de uma praça, um parque, um jardim de infância a um centro cultural. O jogo considera uma definição ampla da comunidade e envolve representantes de diferentes setores da sociedade – ONGs, governo e membros da comunidade de outras partes da cidade.

A idéia por trás do nome Oasis veio dos livros de história: um oásis oferece esperança, refúgio e estabilidade para viajante com cansaço no deserto. Nosso mundo está cheio de vastos “desertos”: regiões e comunidades onde a vitalidade foi destruída social e / ou ambientalmente. No entanto, nesses lugares, ainda existem inquestionáveis pontos de luz cheios de esperança, beleza e alegria. O Jogo Oasis tem a intenção de desenvolver mais pontos de luz e criar novos para expandir o que já existe por lá. Uma comunidade pode trabalhar em conjunto de maneira cooperativa, criativa e rápida para construir um Oásis moderno em apenas alguns dias: um espaço físico que promove vida, alegria e restauração.

O Jogo Oasis  é baseado nas 7 disciplinas da Filosofia Elos em um formato gamificado para transformar as comunidades de maneira lúdica e coletiva. Guiados pelas etapas, atribuições, papéis e outras ferramentas do jogo, um grupo de jogadores envolve uma comunidade na transformação física e social de sua realidade.

O jogo é a essência do programa Guerreiros sem Armas com ênfase na comunidade. No Guerreiros Sem Armas, o jogo visa despertar e cultivar um espírito de empreendedorismo social e cooperativo nos membros da comunidade, mas também enfatiza o estímulo na própria comunidade. Nesse aspecto, dois dos principais objetivos são restaurar e/ou fortalecer as relações e conexões afetivas que unem a comunidade para cultivar um senso de oportunidade e responsabilidade de cuidado com as pessoas e com o meio ambiente.

Um Jogo Oasis…

  • Estimula e habilita o empreendedorismo e a cooperação em grupos e comunidades
  • Promove um olhar apreciativo e amplia a capacidade de cada pessoa de propor soluções criativas para questões críticas relativas à comunidade do bairro
  • Traz uma mudança diária de percepção para participantes de que é possível mudar o mundo sem sofrer; sem comprometer sua liberdade e autonomia e ainda torná-lo de uma maneira agradável
  • Promove a prática de valores humanos, tais como: respeito, compaixão, cooperação, aceitação de diferenças e etc.
  • Amplia o nível de informações sobre estratégias de sustentabilidade ambiental e construção
  • Restaura ou constrói um sonho da comunidade, possibilitando sua replicação

O Jogo Oasis é recomendado para as seguintes situações:

  • Quando você deseja estimular e desenvolver o trabalho em grupo
  • Quando uma empresa deseja estimular o trabalho voluntário
  • Iniciar um plano de desenvolvimento local
  • Quando queremos apresentar valores que dificilmente podem ser assimilados pelo aprendizado intelectual
  • Quando queremos estimular o “FAÇA ACONTECER” em um grupo
  • Quando você deseja promover mudanças radicais de cultura em um grupo ou equipe

Por que Jogo Oasis?

O Jogo Oasis tem um efeito social (empoderamento, senso mais forte de comunidade) e um resultado material (o sonho se materializa durante o processo) e é realizado em um tempo muito curto. Percebemos que o Jogo Oasis atende a uma necessidade urgente das comunidades de se conhecerem mais e resolverem os problemas por conta própria, sem precisar preencher 20 formulários. Ao mesmo tempo, o governo local e as instituições de habitação desejam atender a essa necessidade, mas não têm idéia de como realmente se envolver com as comunidades.

O Jogo Oasis é jogado por pessoas ativas da comunidade, partes interessadas locais e voluntariado. Um grupo de 20 a 30 pessoas é apoiado, hospedado e facilitado por uma equipe de facilitação

OS 7 PASSOS DO JOGO OASIS

Durante a preparação, o grupo entra na comunidade para mobilizar as pessoas para encontrar, projetar e realizar o sonho de sua comunidade. Isso começa após uma preparação de um mês e meio de antecedência. Na vida real grupo realiza do Jogo Oasis em 6 a 7 dias, na maioria das vezes distribuídos por dois finais de semana.

Nestes dias, o grupo passa por 7 etapas do jogo Oasis, explicadas aqui:

Resultados

Os Jogos Oasis sempre têm um resultado social e material.

Social: no fundo, trata-se de ativação, participação e cooperação com a vizinhança para fazer algo pelo bairro. Se unir forças, com todo mundo junto, poderá realizar sonhos. Essa é a energia que deseja criar e desenvolver. O impacto social visível se dá através de:

  • fortalecimento na crença da própria força de residentes
  • mais residentes se reúnem para trabalhar para começar a construção da comunidade
  • mais pessoas de diferentes origens se reúnem de maneira pacífica
  • residentes e autoridades se encontram de modo mais fácil e ficam mais familiarizadas entre si, principalmente porque trabalharam juntas no Jogo Oásis
  • o senso de iniciativa é fortalecido
  • as pessoas se sentem mais responsáveis sobre seu ambiente
  • residentes passam a formar uma comunidade e iniciar mais projetos e mais sonhos que ainda não foram realizados. 

Físico: os resultados físicos geralmente são expressos em espaços públicos, mas também podem ser usados em edifícios. Os resultados dos jogos anteriores são:

  • parques e espaços de encontro com horta, bancos e latas de lixo
  • murais em lugares importantes na comunidade
  • construção de jardins verticais e jardins de ervas
  • equipamentos de playground, como teatros, balanços, futebol
 

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.