Case - Natura em Benevides

“Estou muito feliz com essa oportunidade de tirar minhas ideias da cabeça, colocar no papel, conhecer e trocar com pessoas com mesmo entusiasmo que eu”

O Instituto Elos, a partir de uma iniciativa da Natura, ofereceu uma Oficina de Projetos, destinada a grupos e organizações que querem fazer ações e projetos tendo em vista o desenvolvimento de Benevides, no Pará.  

Reunimos 37 participantes, entre representantes de diversas áreas e regiões da cidade, que trocaram experiências, apresentaram suas ideias e firmaram parcerias com o objetivo de tirar os projetos do papel e transformar em ações práticas em 2018. 

RESULTADO

Da oficina saíram a base para 12 projetos com grande potencial. No final de março os grupos e organizações farão uma mostra de 2 dias de ações e atividades dos projetos, com o objetivo de encontrar parceiros que possam contribuir com as iniciativas.

A grande sacada – projeto do bairro Juritis/COHAB de aulas de vôlei para jovens e crianças da comunidade.

Sonhando minha casa – proposta de um movimento de habitação popular que pretende construir 50 casas em mutirão através de parcerias.

Jogos Municipais da Juventude – ideia de colaboradores da Secretaria de Juventude que tem como foco o desenvolvimento de jovens através do esporte, em diversas regiões da cidade.

Casa do Artesão – reunião de um grupo de artesãs da terceira idade, que tem como objetivo ter um local para exposição permanente do artesanato local e oficinas de arte.

Acolhida – Desenvolvimento de novas ações, a partir da ampliação do projeto que já existe, como por exemplo:

1 – Uma série de palestras inspiradoras para os jovens, com convidados que realizem ações transformadoras em Benevides. 

2- Oficinas de artesanatos para mães das crianças e jovens que frequentam o Acolhida. 

3 – Aulas de Educação Ambiental para jovens e crianças.

Florescer – ideia da Ecoescola, a qual pretende abrir suas portas para as escolas e interessados para aprenderem mais sobre educação ambiental e ecologia através de oficinas, exposições e mutirões de plantio de flores nos canteiros da cidade.

Estrelas do Amanhã – oficinas de arte e cultura para jovens de alta vulnerabilidade social do Bairro Independente.

Conhecimento e Alforria da Mulher – palestras e oficinas com temas voltados ao combate da violência contra a mulher, propostas pelo movimento feminista de Benevides.

Carnaval das Antigas – resgate das marchinhas de carnaval para tornar a cidade uma referência no carnaval paraense.

Vivendo e revivendo histórias – apresentações de teatro de bonecos e contação de histórias para valorizar o patrimônio cultural de Benevides, proposto por um grupo de artistas locais.

Caravana Cultural – festival com artistas de 10 municípios do Pará para apresentações e oficinas uma vez por ano na cidade, idealizado pelo grupo de teatro TEMA.

Feira Verde – oficinas de educação ambiental em escolas municipais com objetivo de realizar uma feira de boas iniciativas nesta área, proposta de jovens secundaristas da cidade. 

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.