Niels Koldewijn (Elos Nederlands e Instituto Elos) manda notícias direto da Espanha. Ele conta como foram os dois encontros que o Elos Nerderlands e o GSA Madrid fizeram: o Encontro Oasis Europa (16 a 17 de outubro) e a primeira reunião em grande escala do movimento ImPULSING ExCHANGE for CHANGE (17 e 18 de outubro), que reuniram GSAs de várias gerações, pessoas que fizeram Oasis em sete países, e representantes de diferentes organizações sociais europeias. Conchi Pinero e Marta Orihuel Ayuso, GSAs 2014, ao lado de Niels, tomaram a iniciativa de organizar estes encontros, como forma de apoiar e ampliar o movimento europeu pela transformação do mundo no lugar em que todos sonhamos. “Com mais de cinco anos de ações em toda a Europa, e uma quantidade crescente de sonhos, iniciativas e pessoas ativas, parecia o momento certo para reunir diferentes movimentos, encontrar sinergias e trazer para o círculo os nossos aprendizados”, comenta Niels.
Ele diz que nos dois primeiros dias, aconteceu o Oasis Europa, na aldeia de Zarzalejo, distante uma hora ao norte de Madrid, “onde ficaram conectados com a natureza, a nós mesmos, ao nosso mais profundo desejo de trabalhar com a Filosofia Elos, e encontrar nossos pontos de conexão”. Entre conversas e partilhas, os pontos mais fortes foram: a) Usar a Filosofia Elos nas escolas, como base para uma nova forma de educação; b) Formação de grande rede europeia de intercâmbio; c) Realização de um Oasis em Zarzalejo e outro na Itália; d) Criação de uma plataforma on e off-line para troca de informações, projetos, aprendizados e recursos.
“O mais importante é que estávamos nos sentindo em casa, em uma comunidade, mesmo que nem sempre falássemos a mesma língua, nós estávamos conectados com a linguagem dos sonhos e da ação. Isso ficou mais evidente no 2 º dia à tarde, onde o grupo organizou um Círculo de Sonhos com os habitantes da aldeia de Zarzalejo, para iniciar uma jornada que deve nos levar a um Oasis por lá em 2015. Os moradores gostaram tanto que não queriam que o evento terminasse”.
Depois, seguiram para Madrid, com mais dois dias de ImPULSING ExCHANGE for CHANGE , onde se encontram com um grupo de agentes de transformação. A partir de diferentes dimensões da sustentabilidade, foram utilizados os sete passos da Filosofia Elos para conectar as pessoas profundamente, encontrar pontos de conexão e construir projetos coletivos. Os dias começavam com palestras inspiradoras divididas por temas. Robert Hall, presidente da The Global Ecovillage Network falou da sustentabilidade pelo viés ecológico; Jason Nardi da Red Europea de Economía Social y Solidaria, discursou sobre a dimensão econômica da sustentabilidade; Anna Pujol do Processwork ficou com o lado social da questão; e o lado espiritual foi cuidado pela Joanna Crowsom do Work that Reconnects.
No dia seguinte, os grupos aprofundaram as conversas, e chegaram a resultados como a ideia de uma “Escola da Felicidade”; a previsão de um festival de agentes de transformação; um grande projeto de água e saneamento, chamado ‘Planeta Água’, e a realização de um Oasis em San Sebastian, cidade cultural da Europa de 2015. “Os dois encontros foram realmente inspiradores, e representam um importante passo para a troca de conhecimentos e projetos de construção e colaborações por parte dos Guerreiros e organizações”, finaliza muito feliz, Niels.