Encontros feitos por Guerreiros na Espanha têm resultados espetaculares

Niels Koldewijn (Elos Nederlands e Instituto Elos) manda notícias direto da Espanha. Ele conta como foram os dois encontros que o Elos Nerderlands e o GSA Madrid fizeram: o Encontro Oasis Europa (16 a 17 de outubro) e a primeira reunião em grande escala do movimento ImPULSING ExCHANGE for CHANGE (17 e 18 de outubro), que reuniram GSAs de várias gerações, pessoas que fizeram Oasis em sete países, e representantes de diferentes organizações sociais europeias. Conchi Pinero e Marta Orihuel Ayuso, GSAs 2014, ao lado de Niels, tomaram a iniciativa de organizar estes encontros, como forma de apoiar e ampliar o movimento europeu pela transformação do mundo no lugar em que todos sonhamos. “Com mais de cinco anos de ações em toda a Europa, e uma quantidade crescente de sonhos, iniciativas e pessoas ativas, parecia o momento certo para reunir diferentes movimentos, encontrar sinergias e trazer para o círculo os nossos aprendizados”, comenta Niels.

Círculo de Sonhos em Zarzalejo
Círculo de Sonhos em Zarzalejo

Ele diz que nos dois primeiros dias, aconteceu o Oasis Europa, na aldeia de Zarzalejo, distante uma hora ao norte de Madrid, “onde ficaram conectados com a natureza, a nós mesmos, ao nosso mais profundo desejo de trabalhar com a Filosofia Elos, e encontrar nossos pontos de conexão”. Entre conversas e partilhas, os pontos mais fortes foram: a) Usar a Filosofia Elos nas escolas, como base para uma nova forma de educação; b) Formação de grande rede europeia de intercâmbio; c) Realização de um Oasis em Zarzalejo e outro na Itália; d) Criação de uma plataforma on e off-line para troca de informações, projetos, aprendizados e recursos.
Aqui e lá, crianças sempre participam de forma ativa no Oasis
Aqui e lá, crianças sempre participam de forma ativa no Oasis

“O mais importante é que estávamos nos sentindo em casa, em uma comunidade, mesmo que nem sempre falássemos a mesma língua, nós estávamos conectados com a linguagem dos sonhos e da ação. Isso ficou mais evidente no 2 º dia à tarde, onde o grupo organizou um Círculo de Sonhos com os habitantes da aldeia de Zarzalejo, para iniciar uma jornada que deve nos levar a um Oasis por lá em 2015. Os moradores gostaram tanto que não queriam que o evento terminasse”.
Pessoas conectas pela transformação do mundo
Pessoas conectas pela transformação do mundo no ImPULSING ExCHANGE for CHANGE

Depois, seguiram para Madrid, com mais dois dias de ImPULSING ExCHANGE for CHANGE , onde se encontram com um grupo de agentes de transformação. A partir de diferentes dimensões da sustentabilidade, foram utilizados os sete passos da Filosofia Elos para conectar as pessoas profundamente, encontrar pontos de conexão e construir projetos coletivos. Os dias começavam com palestras inspiradoras divididas por temas. Robert Hall, presidente da The Global Ecovillage Network falou da sustentabilidade pelo viés ecológico; Jason Nardi da Red Europea de Economía Social y Solidaria, discursou sobre a dimensão econômica da sustentabilidade; Anna Pujol do Processwork ficou com o lado social da questão; e o lado espiritual foi cuidado pela Joanna Crowsom do Work that Reconnects.
Aqui e lá, o círculo é a melhor forma de partilha
Aqui e lá, o círculo é a melhor forma de partilha

No dia seguinte, os grupos aprofundaram as conversas, e chegaram a resultados como a ideia de uma “Escola da Felicidade”; a previsão de um festival de agentes de transformação; um grande projeto de água e saneamento, chamado ‘Planeta Água’, e a realização de um Oasis em San Sebastian, cidade cultural da Europa de 2015. “Os dois encontros foram realmente inspiradores, e representam um importante passo para a troca de conhecimentos e projetos de construção e colaborações por parte dos Guerreiros e organizações”, finaliza muito feliz, Niels.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categories

Arquivos