Centro Comunitário da Vila dos Criadores: a importância de espaços assim

Moradora da Vila dos Criadores há uma década e atualmente responsável pela associação de bairro, a Carmelita Danúbia de Araújo destacou que a inauguração do centro comunitário do bairro é antes de qualquer coisa, um fruto de muitos bons encontros. A cerimônia de inauguração aconteceu no sábado, 9.

Crédito: Paulo Pereira

“Durante muito tempo nos fomos esquecidas”, discursou Danúbia na abertura da celebração. “Mas a partir da primeira reunião com a doutora Fernanda, em que ela disse que qualquer ação para nos tirar daqui estava congelada, as coisas começaram acontecer”. Fernanda Menna é juíza de direito, foi ela quem autorizou a construção.

“Logo depois eu encontrei a Natasha e ela me contou que o Guerreiros Sem Armas viria para cá”. Natasha Mendes Gabriel é uma das co-fundadora do Instituto Elos, já sobre o Programa GSA, a nossa formação de lideranças transformadoras, você pode saber e se inscrever aqui.

Da esquerda para a direita: Danúbia, presidenta da associação de moradores e moradoras; Rogério Santos, prefeito de Santos; Juíza Fernanda Menna e Natasha Mendes Gabriel, do Instituto Elos. Crédito: Paulo Pereira

Até essa parte contamos dois encontros que movimentaram tantos outros: No GSA 2022 se reuniram 41 pessoas, vindas de 13 países. Uma das participantes foi a Vitória, que viveu a imersão justamente na Vila dos Criadores. Durante a celebração, ela resumiu bem que o prédio físico é só uma das maneiras de se interpretar aquele lugar.

“É a materialização dos Direitos Humanos. Quando temos um centro comunitário como este, isso quer dizer que essa população tem um direito básico assegurado e que, junto com ele, outros poderão ser discutidos e conquistados”, defende.

Crédito: Paulo Pereira


Quando acaba a fase imersiva do Programa GSA e as pessoas participantes voltam para os seus países, o Instituto Elos começa uma outra etapa do trabalho com os territórios parceiros. Com reuniões, encontros e até eventos, o time de facilitação continua apoiando na materialização dos sonhos coletivos que emergem estimulados pela Metodologia Elos.

No caso da Vila dos Criadores, um desses sonhos era um centro comunitário. Que agora é uma realidade.

“Aqui será a nossa casa coletiva, onde vão acontecer muitos cursos, para todo mundo da comunidade. Das crianças aos idosos”, explicou Danúbia.

Além de uma equipe que faz a assessoria técnica junto território, o Instituto Elos apoiou financeiramente na construção do espaço. Os recursos vieram de muitos os lugares, da Nota Fiscal Paulista às doações pontuais feitas por quem acredita no nosso trabalho.

Uma dessas pessoas apoiadoras é o psicanalista Márcio Corrêa, que também foi conferir ao vivo e em cores como doações como a sua transformam o mundo.

“É gratificante demais ver uma comunidade que acredita em seus sonhos e que faz com que eles aconteçam”, se emociona Márcio. Para ele, as pessoas se realizam naquilo que acreditam. E nada é mais essencial à criação de vida do que isso.

“Todas as pessoas têm potencial, o que a gente precisa fazer é criar oportunidades para que esse potencial se manifeste”. E para fazer esse espaço coletivo vir ao mundo, o que não faltou foi talento e habilidade colocados à disposição.

Crédito: Paulo Pereira

Por exemplo, não fossem as reuniões de Danúbia com Mariana Felippe, Juliana Campos e Clarissa Borges, as facilitadoras do Instituto Elos, muitas ideias ainda seriam apenas ideias, até hoje. Sem os conhecimentos e o entusiasmo da Dona Damiana, a organização e limpeza do centro comunitário seria um desafio dias e dias. O Elias pintou, plantou, construiu, foi de tudo um pouco.

A Lenir fez almoços inesquecíveis que sustentaram o corpo e a mente de quem foi voluntária e a Cris lavou todas as bonecas recebidas de doação e combinou com a Marluce, também moradora, que costurasse roupas novas para cada uma delas. E mais e mais e mais pessoas, ficaríamos horas aqui para contar a mobilização ao redor dessa história.

Danúbia, da associação de moradores e moradoras, e Mariana Felippe, do Instituto Elos. O registro é do Paulo Pereira

No sonho coletivo é assim: são necessários todos os talentos. E todas as pessoas são bem-vindas. Nosso agradecimento a quem mora na Vila dos Criadores pela confiança dessa construção.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. 

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Proteção de dados

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.