Começa edição 2011 do programa Guerreiros Sem Armas em Santos

Programa inovador criado pelo Instituto Elos tem representantes de 20 países


Os guerreiros sem armas da edição 2011 já estão em Santos. Os 64 jovens de 20 países, que participaram de um processo seletivo com 551 inscritos, tiveram três dias de atividades no alojamento. Na terça-feira (4), houve recepção e boas vindas aos participantes, além de atividades de ambientação do espaço coletivo (alojamento) ao longo do dia com o tema Construindo Nossa Casa, por meio de oficinas como mobiliários e utensílios caiçaras.
Na quarta-feira (5) e na quinta-feira(6), houve apresentação do programa Guerreiros Sem Armas e o workshop Comum-Unidades, ação vivencial de práticas de cooperação e formação de grupos por meio de jogos cooperativos e outras dinâmicas, com o objetivo de mobilizar o grupo para um objetivo comum. Agora, é chegada a hora de conhecer as comunidades onde irão atuar durante o mês de janeiro. Os guerreiros estarão divididos em grupos, que atuarão simultaneamente no Tiro Naval, Mangue Seco-Butantã e Vila Pantanal. Durante todo o mês, os jovens aplicarão os 7 passos da metodologia Elos-Oasis nas comunidades, realizando, ao final, uma transformação física baseada em um sonho coletivo por meio de mutirão comunitário.
Os interessados em geral podem interagir com os participantes nos eventos abertos. No dia 15 de janeiro (sábado), haverá o evento O Sonho, das 9 às 18 horas, no ginásio do Sesc Santos, onde participantes das três comunidades decidirão qual sonho coletivo será realizado no mutirão. Já dia 20 (quinta-feira), é hora de projetar esses sonhos, com reuniões às 18h30, em cada uma das comunidades. De 22 a 26 de janeiro (sábado a quarta-feira), todas as comunidades realizam a Mão na Massa (mutirão comunitário).
O Sesc Santos sediará três programações. No dia 25 (terça-feira), às 20 horas, no Auditório, e dia 29 (sábado), às 15 horas, na Sala 1, tem apresentação do documentário Guerreiros Sem Armas, com imagens gravadas durante a edição 2009 do programa. Também no dia 29, a professora Lia Diskin fala sobre “Ética como Fundamento de Convivência”, no teatro, a partir das 9 horas.
O programa Guerreiros Sem Armas tem patrocínio da Goodyear e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores do Governo Federal, parceria da Prefeitura Municipal de Santos, Sesc Santos, Santa Casa de Misericórdia de Santos, Commundo e Fairground e apoio do Núcleo Oikos, Sabesp, Gráfica Print Mais, Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Santos, Grupo Ânima de Educação, Instituto Arapoty, Ecobrisa, Isca Tecnologias e Palas Athena. As organizações parcerias nas comunidades são a Academia de Capoeira Mestre Bahia, no Tiro Naval, Escola Municipal João Ignácio, no Mangue Seco-Butantã e Escola Municipal 28 de Fevereiro, na Vila Pantanal.
O dia-a-dia dos guerreiros, as principais atividades do programa, os bastidores e a repercussão do trabalho nas comunidades podem ser acompanhados pela cobertura online via Facebook, Twitter e pelo blog.
Sobre o Guerreiros Sem Armas
Criado pelo Instituto Elos e realizado em comunidades de Santos (SP), o Guerreiros Sem Armas é um programa bianual que reúne jovens de todo o mundo para o trabalho de empoderamento e desenvolvimento de habilidades empreendedoras. É um curso 100% vivencial que desafia os participantes a transformar uma comunidade em 30 dias, por meio da metodologia Elos Oasis e de outras tecnologias sociais, como jogos cooperativos, comunicação não-violenta e danças circulares. Direcionado para jovens universitários, empreendedores comunitários, executivos de empresas e gestores públicos de 18 a 35 anos, objetiva que os participantes saiam capazes de promover transformações positivas e sustentáveis em comunidades, seja atuando como empreendedores sociais, líderes empresariais ou gestores públicos. Desde a primeira edição, em 1999, até agora, mais de 300 jovens empreendedores já passaram pelo programa. Em 2008, a primeira versão internacional do Guerreiros foi realizada em Oaxaca, no México, em parceria com a organização Unitierra.
Sobre o Instituto Elos
O Instituto Elos Brasil é uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos de utilidade pública municipal, estadual e federal, fundada no ano 2000 por um grupo de arquitetos urbanistas e localizada na cidade de Santos, São Paulo. Nasceu com o objetivo de empoderar pessoas para a construção de espaços com mais qualidade de vida e tem como propósito impulsionar o movimento de fazer acontecer já o mundo que todos sonhamos. Conta com uma equipe de colaboradores, apoiadores e parceiros em todo o mundo, que atuam desenvolvendo metodologias, produtos, serviços, e fomentando redes sociais. O Instituto Elos é criador do Jogo Oasis, uma metodologia de projetação e construção coletiva, replicada em diversos países do mundo.
Informações para a imprensa:
Mariana Felippe – [email protected]
(13) 8811-5134
Val Rocha – [email protected]
(13) 8121-2500

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categories

Arquivos