Começou a Vivência Oasis Santo Antonio do Rio Doce (MG)

“A Vivência Oásis Santo Antonio do Rio Doce está sendo uma experiência sem igual para meu desenvolvimento pessoal e profissional. Ao trabalhar de forma muito natural habilidades como: Olhar abundante, liderança circular, inteligência coletiva, cooperação e comunicação violenta, a vivência abre horizontes para um futuro do qual não tenho medo, pois sei que farei parte da construção. Foram 04 dias intensos que valeram a pena cada segundo. Saio dessa etapa renovada e mais preparada para agir em ambientes e situações complexas, planejar e realizar! “
Andressa Catharina – Instituto Terra, participante da Vivência Oasis.

Estamos em Santo Antônio do Rio Doce, distrito de Aimorés, em Minas Gerais, para realizar uma Vivência Oasis* ao lado das pessoas que moram no local.  Neste primeira etapa, durante os 4 dias de vivência os 43 participantes puderam fazer as etapas do Olhar, Afeto, Sonho e Cuidado.

Construir um cenário de abundância  

Na etapa do Olhar os participantes exaltaram a natureza do bairro que possui ruas arborizadas e um lindo por do sol. No afeto os participantes puderam conversar com pessoal do lugar, colher suas histórias de vida e criar laços afetivos com jovens, crianças e povo da 3ª. idade do bairro. Além disso, os participantes junto com moradoras e moradores organizaram um lindo show de talentos com muita música e artes, sendo que a sensação foram as crianças que empinam bicicletas.

Sonhos legítimos mobilizam pessoas

A Árvore dos Sonhos da comunidade, que teve 85 participações, possui muita riqueza. Os sonhos vão desde mais paz e felicidade até a construção de uma creche e um centro cultural.  A comunidade escolheu reformar o prédio da antiga escola do bairro e transformá-la em um centro comunitário.

Decisão coletiva de qual sonho vai ser construído em 2 dias

A maquete que foi construída por 52 participantes e conta com salas de dança, espaço multiuso, área para eventos, cozinha, banheiros e um escritório. O projeto foi apresentado para o Prefeito Municipal de Aimorés Marcelo Marques que aprovou o trabalho da comunidade e quer ceder via comodato o espaço para a Associação de Moradores. Agora os moradores já estão se mobilizando para captar os recursos e talentos da comunidade.

“Esta vivência está sendo incrível. Eu já tinha participado de outra Vivência Oasis, mas cada uma é diferente. Está sendo muito especial por ser na minha comunidade. É um grande privilégio o Instituto Elos vir aqui trabalhar e trazer a sua filosofia que acho muito linda. Isso acaba transformando a comunidade que está acostumada com sua rotina e surgir da comunidade sonhos incríveis. As pessoas estão se unindo, muitas vezes não conversamos nem com nossos vizinhos por causa da rotina e com esta Vivência podemos nos aproximar mais das pessoas que moram aqui. Reaproximar as pessoas nessa primeira etapa está sendo muito especial para mim”. Lorenza, jovem que participou da Vivência Oasis em Nativo, São Mateus em 2018.

Nos dias 27 e 28 de abril acontece o mutirão para fazer acontecer o centro comunitário!

* A Vivência Oasis de Santo Antônio do Rio Doce faz parte do convênio com a Fundação Renova, com apoio da Associação de Moradores de Santo Antônio do Rio Doce e da Prefeitura Municipal de Aimorés, MG.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.