Comunidades Poderosas!




Elas têm sonhos, elas têm planos, elas têm produtos e elas têm sites! Estas comunidades estão podendo!

ningcomunidadesoasis
Porque agir em rede e como, foi um tema que ocupou o final de semana de cerca de 50 pessoas vindas de comunidades da Praia Grande, Santos, Juréia e São Paulo. Elas se reuniram no II Encontro de Comunidades OASIS. O primeiro dia de atividades aconteceu na Vila dos Criadores, com direito a oficinas temáticas – incluindo oficina de trilha, com dinâmicas- show de percussão do Arte no Dique e apresentação de fandango acompanhada por violeiros. Foi um show!

Apesar da festa junina ter sido o máximo, no domingo de manhã todos estavam dispostos na visita que levou todos a conhecer a Alemoa. Com Ronaldo como guia, a visita terminou em uma lan house. Onde os participantes do encontro começaram a explorar as possibilidades que respondem a um grande desafio da rede: como manter contato e dar constância às trocas que tanto animam à rede?

No dia anterior a informática apareceu como um instrumento importante para o empoderamento das comunidades, mas com uma dificuldade: a falta de espaços para prática. E a pergunta que ficou no ar foi: como a rede pode ter um papel em oferecer esse espaço de trazer o mundo virtual para uma realidade prática nas comunidades?
Pergunta feita, desafio lançado. No dia seguinte o grupo se reuniu na lan house, onde um presente os esperava: uma comunidade ning criada para eles: Comunidades OASIS. Trabalhando cooperativamente, expertes, iniciantes e intermediários criaram as páginas das comunidades e sobrou tempo para criar as páginas individuais também.

Crianças e pessoas da melhor idade trabalharam juntas e no final da manhã a sensação geral foi expressa nas palavras de D. Nádia do Jardim das Gaivotas: Hoje matei uma onça – o medo de informática.
A tarde, mais uma vez reunidos o grupo fez planos para que a plataforma funcione bem e sirva a comunidade. Pontos altos:

• a lojinha das comunidades – espaço para divulgação de artesanato, produtos e serviços das comunidades;

• Grupo dicas de cozinha para mutirão – onde experts vão compartilhar receitas e dicas sobre o que fazer e o que não fazer para as refeições do mutirão virarem banquetes;

• Grupo de Apoio – para acolher oferecimento de serviços voluntários para a rede.

Como não podia faltar, foi definido o local do próximo encontro. Três comunidades manifestaram interesse de receber o encontro: o Jardim das Gaivotas, o Dique da Vila Gilda e a Vila dos Criadores (de novo!). Depois de uma conversa longa onde todos apontavam prós e contras foi escolhido o local: JARDIM DAS GAIVOTAS!
No ano que vem nos encontramos lá… Mas nesse meio tempo, saiba notícias, dê sugestões, junte-se à comunidade no www.comunidadesoasis.ning.com

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.