Trabalho técnico social com participação de residentes para uma melhor adequação dos programas habitacionais do Governo Federal

Escola de Transformação no projeto de MÃOS DADAS

O Instituto Elos é uma das organizações credenciadas pela Caixa Econômica Federal, através do projeto DE MÃOS DADAS, para realizar trabalho técnico social em empreendimentos do Governo Federal com recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), em parceria com a Prefeitura de Sumaré (SP), e que está sendo realizada nos condomínios Residenciais Emílio Bosco e Jardim das Estâncias, a partir da Metodologia Elos. Em Sumaré, as outras empresas credenciadas são a Clarb no Residencial Jardim Itália e a Jeo Brasil no Residencial Jardim das Águas.

O Instituto Elos é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem seu trabalho disseminado em 20 estados do Brasil e 50 países. O nome ELOS é a síntese de nossa prática, acreditamos que com a soma de esforços de instituições públicas, privadas e sociedade civil é possível construir vínculos e convivência e desta forma superar desigualdades e transformar o mundo que vivemos no mundo que sonhamos.

Para isso, há 20 anos realizamos formações de lideranças; desenvolvemos metodologias de participação social; revitalizamos espaços públicos e comunitários; facilitamos processos de desenvolvimento comunitário e territorial que contribuem para a transformação em comunidade, de uma cultura de escassez para uma cultura de abundância.

Nosso modelo de atuação tem como base o processo de mobilização social e práticas destinadas a promover e impulsionar grupos e comunidades em relação ao seu crescimento, autonomia, melhorias na qualidade de vida, bem como promover o estreitamento de parcerias e ações destinadas a efetivação de políticas públicas e o alcance de agendas como o caso da Agenda 2030, 

A Metodologia Elos busca promover processos de transformação sistêmicos em três níveis: individual, comunitário, global. Tudo isso por meio de ações que trabalham três dimensões: Potencial, Pertencimento, Protagonismo, exercitando uma mudança de paradigma da escassez, na qual a premissa é de que não existem recursos suficientes para todos e por isso adotamos padrões como competição, individualismo, desigualdade social e utilização insustentável de recursos para o paradigma da abundância, onde reconhecemos todo potencial já disponível para a materialização de sonhos coletivos do melhor mundo na diversidade, cooperação, identidade, convivência, justiça social e formas de vida em harmonia com o ambiente.

A partir da Metodologia Elos, desenvolvemos o programa Escola de Transformação, que atende a projetos de organizações e empresas que visam o desenvolvimento comunitário através de uma estrutura pensada para cada caso. Desta forma, este programa foi adotado pela própria Caixa Econômica nos empreendimentos habitacionais de Itanhaém,  Campinas, e em Minas Gerais, no projeto O FUTURO DO RIO DOCE. 

Para Sumaré, estamos realizando a seguintes etapas durante todo o processo ao lado de síndicas e síndicos, residentes, Prefeitura, e outras parcerias que vão surgir ao longo desta jornada: 

Veja uma das Lives de Inspiração que já foram realizadas com participantes e pessoas convidadas

Conheça alguns depoimentos de quem já está conosco De Mãos Dadas

A adoção pelas três credenciadas de uma abordagem focada no fomento das potências e dos sonhos comunitários, priorizando a promoção da autonomia cidadã, tem se mostrado capaz de mobilizar e entusiasmar, não só beneficiários, mas também agentes públicos municipais, outros munícipes e apoiadores, estimulando um movimento coletivo para o desenvolvimento local.

Giuliano João Paulo da Silva

Assistente de Projetos Sociais da CAIXA

O projeto DE MÃOS DADAS está sendo uma ferramenta excepcional em um momento tão frágil e difícil, não só aqui no condomínio mais em todo território nacional. O projeto vem nos auxiliando e ajudando a manter os sonhos de nossas crianças, e nos cativando a acreditar em um amanhã melhor.

Chrislanio Teixeira

Síndico do Condomínio Caxambú

Estamos muito contentes. As crianças sentaram, leram os livros. Achamos que elas fossem ouvir a história e ir embora, mas não! Teve uma mãe que foi com duas crianças, sentou e leu alguns livros. As crianças ajudaram a montar o painel, o cantinho de leitura, adoraram a máscara com focinho de porco que demos de brinde para combinar com a história dos 3 porquinhos que contamos. Estamos felizes e animadas para as próximas atividades.

Simone de Souza

Uma das responsáveis pelo projeto Era uma vez

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 99675-2660
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.