Elos convida para Feiras de Inspiração do programa Comunidades Empreendedoras

Em março, o Instituto Elos iniciou o programa Comunidades Empreendedoras pelo qual atua junto a 4 comunidades da Baixada Santista para o Desenvolvimento Integrado Sustentável dos Territórios, com o apoio do Fundo socioambiental da Caixa. Com encontros semanais nas comunidades, mutirões, visitas a boas práicas e integração da rede local, o objetivo é impulsionar as comunidades a protagonizarem a materialização de seus sonhos.
As atividades são abertas à sociedade. Nesse momento, convidamos para a Feira de Inspirações, em que cada comunidade recebe convidados que compartilham suas histórias e conhecimentos, inspirando, apoiando e trazendo referências bem sucedidas ligadas a temas de interesse dos moradores.
A primeira edição ocorreu no Caminho da União, em Santos, quando os professores Eda Luiz e Billy, da equipe do CIEJA Campo Limpo, que realizam um trabalho incrível de integração entre comunidade e escola na Zona Sul de São Paulo, participaram de um encontro na Escola José Carlos de Azevedo Júnior e no Barracão Cultural do Caminho da União, que foi construído em mutirão em janeiro no inicio desse programa. Veja fotos postadas pelo professor Billy aqui.
Dia 27 de julho foi a vez da Prainha, no Guarujá. A temática escolhida foi cultura e os convidados foram Claudinho e Paulinho da Banda de samba-rock Poesia Samba Soul, que são também  empreendedores da ONG Favela da Paz, com atuação no bairro Jardim Nakamura – Jardim Ângela, Zona Sul de São Paulo. Eles conversara co os moradores da Prainha que estão investindo no desenvolvimento da comunidade através do seu equipamento cultural.
No Guapurá, em Itanhaém, os moradores escolheram trabalhar com a temática de geração de renda. O bairro foi formado há três anos com a inauguração de um empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida e tem como desafio superar a ausência de espaço para o comércio local empreendido pelos moradores. O convidado de lá será Joaquim de Melo, do Banco Palmas, um banco comunitário que surgiu no Conjunto Palmeira, um bairro popular, com 32 mil moradores, situado na periferia de Fortaleza – CE.
Já na Vila Progresso, o tema será sarau. Desde janeiro de 2014, um grupo de moradores realizou 4 saraus numa praça construída coletivamente por meio de mutirões comunitários, já dentro das atividades iniciais do Comunidades Empreendedoras. Para falar sobre, foi convidado o ator Alessandro Azevedo, mais conhecido como Palhaço Charles, que desde 1996 empreende o Sarau do Charles, o primeiro sarau multicultural de São Paulo, na Vila Madalena. Os eventos reúnem poetas, mímicos, bailarinos, contadores de histórias, palhaços, atores, artistas circenses e músicos, sejam profissionais ou amadores, é coordenado pelo Palhaço Charles.
Anote na agenda e participe! As atividades são abertas a todos os interessados.

  • Dia 29 de julho, terça-feira, às 19 horas: Feira de Inspiração do Guapurá com Joaquim do Banco Palmas – Uma moeda local revolucionando a economia.

Local: Escola Maria Patrocina Condota, na  Rua 33, s/nº, Guapurá, Itanhaém

  • Dia 2 de agosto, domingo, a partir das 9 horas: Feira de Inspiração da Vila Progresso com Palhaço Charles. A oficina tem um desafio muito especial: preparar um Sarau Cultural reunindo os artistas locais, que começará às 17 horas.

Local: Praça Cultural Nilson Alves, Vila Progresso, Santos
As ações junto às comunidades seguem até agosto de 2015, com formação, estímulo e acompanhamento para as 4 comunidades. O programa Comunidades Empreendedoras é apoiado pelo Fundo Socioambiental da Caixa.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categories

Arquivos