Elos inicia ação de Desenvolvimento Local com Associação de Jovens da Juréia

Por Natasha M. Gabriel e Mariana Gauche Motta

Nos últimos 12 anos, o Instituto Elos tem se dedicado a criar metodologias e empreender ações que despertem o poder de pessoas e comunidades para a realização de sonhos comunitários de forma rápida e consistente. O objetivo disso é provar que podemos mudar o nosso mundo e que as desculpas que normalmente temos para não fazê-lo – não sabemos; não temos dinheiro; é dever do governo; ninguém vai ajudar, etc – não se sustentam quando o coletivo percebe seus talentos e recursos, antes invisíveis, e se mobiliza para agir de forma conjunta e cooperativa.
Ao longo dessa história, foram mais de 40 comunidades e 500 jovens espalhados pelo mundo, descobrindo e realizando plenamente seu poder de produzir mudanças, transformando seus lugares, realizando sonhos e engajando novas pessoas no propósito de fazer com que o nosso mundo seja aquele com o qual sonhamos. Contudo, percebemos que a continuação e ampliação do movimento de transformação nas comunidades e nos jovens enfraquece ao longo do tempo quando não existe um processo de alimentação e de impulso até o ponto da consolidação de projetos que respondam a questões estruturais como moradia e geração de renda, por exemplo.
A partir dessa percepção, veio a vontade de RE-EVOLUCIONAR comunidades para que coloquem o melhor potencial presente nas suas pessoas, na sua cultura e no seu ambiente a serviço da realização de seus melhores sonhos e nos propusemos o desafio de desenvolver um programa de um ano orientado pela metodologia e princípios Elos para garantir a continuidade das ações pós-Oasis. Nosso objetivo é sintetizar as experiências de desenvolvimento local realizadas pelo Elos e desenvolver uma tecnologia de continuidade das ações com as comunidades e pessoas já mobilizadas, que possa ser replicada e disseminada com a mesma simplicidade e consistência com que acontece o Jogo Oasis hoje.


Foi com este desejo e somado ao grande interesse das lideranças em criar uma rede entre as comunidades que, em 2009, inauguramos o Comunidades Oasis, que iniciou suas ações com a formação da Rede de Comunidades Oasis, para que a ação beneficiasse não só uma, mas 15 comunidades. Inicialmente, o programa foi patrocinado pela Macquarie Group Foundation e nesse momento o Instituto Elos busca ampliar as parcerias para a etapa atual.
Esta etapa, a de Desenvolvimento Local – Comunidades Oasis, inicia com esta experiência com a Associação de Jovens da Juréia, organização parceira do Instituto Elos desde 2000. Veja algumas ações em parceria com a Associação de Jovens da Juréia – AJJ. Confira também as fotos do planejamento realizado em Iguape em http://www.flickr.com/photos/institutoelos/sets/72157626567993057/show/
Re-evolução: um novo ciclo de ações expandindo sonhos e realizações.
Após a descoberta de tanto potencial de realização e do prazer de empreender sonhos coletivamente, o desejo de continuar e expandir para saltos maiores é inevitável.
COMUNIDADES OASIS é um programa de desenvolvimento local sustentável em rede para comunidades que já realizaram um Oasis e desejem continuar transformando sua realidade.
A principal temática é “Impulsionar comunidades para fazer acontecer já o mundo que todos sonham” a partir da interação entre as diferentes comunidades e parceiros, que permite a aprendizagem coletiva, a realização de projetos colaborativos e a criação de arranjos sócio produtivos em rede.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.