Elos e Instituto Querô se unem para levar cinema e intervenções urbanas à comunidade Vila Progresso

O Roda VP é um movimento cultural que valoriza os recursos e talentos da Vila Progresso e da região dos morros por meio da realização de mutirões de pintura, cinemas de rua, festas comunitárias temáticas, feiras de troca, oficinas culturais e rodas de conversa. Esta ação faz parte do Comunidades Empreendedoras, com o apoio do Plano de Aplicação do Fundo Socioambiental da CAIXA, que faz parte da estratégia conhecida como DIST (Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios).

VP01

Há 10 meses, os moradores participantes do grupo Guerreiros do Progresso realizam cinema para crianças toda última terça-feira no Bar da Conceição, na rua 1 e, no último fim de semana, iniciaram as ações de pintura. Como o cinema tem dado o tom desse movimento, o Elos convidou o Instituto Querô para fazer parte desta ação como consultor, apoiando na curadoria dos filmes do cinema de rua (infantil e adulto), oferecendo oficinas de produção cultural e audiovisual e apoiando na mobilização da juventude.

VP02

A ideia é que os moradores façam a produção das sessões de cinema de rua, exibindo filmes ao ar livre para toda a comunidade. “Nossa primeira sessão aconteceu dia 16 de junho com o filme Saneamento Básico, do diretor Jorge Furtado. Foi muito bacana ver todos envolvidos durante a preparação da atividade, como a moradora Dona Maria, sempre disposta a correr atrás dos preparativos” comenta a produtora do Instituto Querô, Samara Carvalho. A ideia é orientá-los por 6 meses, para que depois os próprios moradores deem continuidade às atividades desenvolvidas.

 IMG-20150613-WA0008

Oficina de Identidade Visual – O próximo encontro está marcado para terça-feira (30/06), quando será realizada uma Oficina de Identidade Visual com o profissional Nilton Ferreira. Capacitado pela primeira turma das Oficinas Querô em 2006, atualmente é designer, editor e cinegrafista, e ajudará os moradores na formação da identidade visual do grupo Guerreiros do Progresso.
Além dessa atividade, também estão programadas oficinas de social mídia, produção de evento, cobertura de evento, edição de vídeo, cineclubismo e dois Encontros Inspiradores, que buscam trazer profissionais do audiovisual para multiplicar conhecimento com os moradores ou levar à comunidade em uma viagem à São Paulo para conhecer ações similares.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.