Escola de Transformação : Saiba como foi a Vivência Oasis no Jardim Bassoli

Do dia 5 a 8 de maio aconteceu a primeira parte da Vivência Oasis no Residencial Jardim Bassoli, dentro da Escola da Transformação, o terceiro lugar que estamos trabalhando em Campinas.
Começamos com pé direito, com uma parceria com a Fundação Educar DPaschoal, com atividades exclusivas para 100 jovens do projeto, e 10 vagas na Vivência Oasis. Um fato é que tem 2 jovens moradoras do Bassoli, entre os jovens da rede pública de ensino de Campinas. Nossa primeira conquista veio dos depoimentos que eles antes de fazer a etapa do Olhar e Afeto, achavam que o lugar era perigoso, e descobriram uma outra realidade.
jardim bassoli
Na primeira etapa da Vivência Oasis estamos com 24 participantes e tivemos 130 pessoas nos encontros comunitários.
“Eu fiquei muito feliz de vocês estarem aqui. Eu aprendi muita coisa. Às vezes a gente sabe da nossa história, mas tem outras histórias bem piores, que a gente nunca ouviu. Aprender a ouvir o outro é bom, porque eu tenho uma história difícil, mas a outra tem uma bem pior, então eu consigo trabalhar e superar a minha vida, mas o outro não está conseguindo. Então se eu estender a mão pra ele, ele pode conseguir também.” Renata Dias, Síndica do Condomínio L, participante dos Encontros Comunitários.
Hora de colocar a mão na massa para construir os sonhos
“No começo eu tava tão desanimada. ‘Ah, moço, vamos arrumar isso aqui pra depois vir os outros e destruir? ’. Quando acordei no sábado e olhei pela janela vi aquele pessoal todo e vieram me perguntar: ‘Você não vai lá, não?! Estão precisando de um pedreiro.’ Eu não vou não, respondi. Daí quando eu vi, meu marido já tava lá, cavando buraco. Daí eu falei, então agora vou eu. Agora estou com um cansaço, mas um cansaço feliz. Foi um final de semana maravilhoso que eu tive. Maravilhoso mesmo. Estou muito feliz pelas coisas que a gente conseguiu fazer, por tudo que a gente ainda vai conseguir fazer com a união de todos.” Maria José Celestino, moradora do condomínio H do Jardim Bassoli, sobre o mão na massa da Vivência Oasis da Escola de Transformação.
BASSOLI MUTIRAO 21
Parecia que a chuva não ia dar trégua no final de semana. Os participantes da Vivência Oasis começaram a trabalhar na quinta e na sexta, a prefeitura começou os serviços de limpeza, e todo mundo empolgado mesmo debaixo do aguaceiro.
No sábado, a expectativa não era das melhores, mas com muita reza e simpatias, não é que o tempo ajudou e tivemos por volta de 190 participações nos 2 dias? Uma das coisas mais bacanas, é que serviu para romper com os muros invisíveis entre o Bassoli “de cima” e o “de baixo”. Tanto que criaram o Funk do Bassoli:
“Vamos sonhar, vamos sonhar! E juntos realizar!
É o Bassoli, é o Bassoli! O bonde que não dá mole!”
BASSOLI MUTIRAO 22
Assim, com este espírito, que começou antes com os moradores que “deram tudo de si” na captação de recursos, e viram na prática o que é construir um cenário de abundância. Além disso, vale destacar também a participação de muitos jovens no mutirão.
Num final de semana, tod@s junt@s fizeram: manutenção dos brinquedos do parquinho e instalação de novos como pula-pula de pneu, manutenção da quadra (conserto do alambrado, pintura do piso, instalação de acesso com piso cimentado), instalação de refletores para iluminação da praça, construção e instalação de bancos, floreiras e mesas de jogos com bancos, plantio de árvores e jardins, construção e instalação de lixeiras e limpeza do residencial.
BASSOLI MUTIRÃO 2
Algumas coisas desta lista ainda tem que ser finalizadas, mas os moradores já marcaram outro mutirão para o próximo final de semana, para trabalhar a quadra de baixo. A gente está muito acostumado a trabalhar com comunidades, mas o Bassoli está surpreendendo!
Além disso, montaram grupos para realizar os próximos sonhos:
Grupo 1 – Nádia e Rose – Praça próximo ao condomínio C (área de lazer 2) e Rua Vicentina da Silva Almeida
Limpeza da rua e plantio de árvores.
Iluminação na praça e no caminho (entre o condomínio C e D), plantio de jardins, instalação de alambrado no parquinho, terminar a pista de caminhada.
Grupo 2 – Christiam, Domingos, Zinho, Alemão – Atividades na quadra de cima
Torneio de Dama, Campeonato de futebol, Biblioteca, Projeto para as crianças, Vôlei e queimada, Palestras sobre prevenção para us de drogas e prevenção, cinema.
O primeiro passo é organizar a escala de tempo para as atividades acontecerem.
Grupo 3 – Maria – Mutirão na quadra de baixo
Plantio de árvores e jardins, instalação de bancos, pintura e iluminação da quadra, instalação de brinquedos.
Grupo 4 – Hildebrando – Buracão (Área de lazer 4 e 5)
Grafitagem no muro de arrimo, pista de skate, de bike e de caminhada. Implantação de um Parque Linear. Atividades de conscientização para que os moradores não joguem lixo. O primeiro passo é buscar informações com os órgãos púbicos sobre a área.
logos_escoladetransformacao_horizontal

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.