GOMMA: sonho empreendedor na favela da Alemoa vira realidade!

Ronaldo Pereira é um dos nossos GSA 2011 e voltou para o Círculo de Re-Evolução, em 2014. Trabalhar com ele é sempre ótimo, porque ele tem uma mobilidade genuína entre as comunidades que trabalhou, conhece um monte de gente, e consegue conectar as pessoas. Então, seu sonho de montar o GOMMA, um espaço de trabalho coletivo na Alemoa, já está dando muito certo.
RONALDO
Os escritórios compartilhados começaram a aparecer no Brasil há quase cinco anos e hoje se tornaram uma febre. Eles representam uma resposta, a princípio, econômica, mas com o avanço do empreendedorismo, têm se transformaram em espaços para estabelecer uma rede de contatos mais eficiente. Os endereços normalmente são bem centrais, mas porque não colocar esta ideia forte na periferia, ou melhor, no centro de lugares onde isto é preciso?
“A ideia do co-working na favela brotou em umas visitas á alguns espaços da Iniciativa HUB em São Paulo para algumas formações que fiz lá e fiquei pensando na aplicação na Alemoa, sabendo das possibilidades que podem ser geradas pela comunidade para comunidade”, explica Ronaldo.
A Alemoa existe desde o inicio do século passado, e é a favela mais velha de Santos, sendo que com a evolução da cidade de Santos, precisou de mais vias de ligação entre o porto, a  indústria e a Capital, e eis que para dar espaço pra rodovia Anchieta e suas marginais , acabou sendo espremida entre rios e empresas. “Existem milhares de histórias que cercam o passado daqui, mas é sobre o futuro e os talentos do lugar, que preferi acreditar”.
GOMMA
O GOMMA fica na Av. Marginal Anchieta 154 Casa 7 fundos
A ideia surgiu em 2013, mas a execução acontece agora com a abertura do Gomma  na própria casa do Ronaldo. O sonho vem sendo feito de forma coletiva e colaborativa, e pensaram em aproveitar na obra, o descarte da construção civil. “Planejamos inaugurar o espaço em 20 de novembro de 2014”.
As obras já começaram, e já fizeram a terraplanagem, e estão construindo as paredes e telhado, sendo que o acabamento está previsto para o dia 08, e a decoração e instalação, para o dia 14.
Tem vários projetos que vão fazer parte do espaço:
Metamorphose Social – Consultoria/ Articulação
Nakachopa Produções Baratas – Áudio Visual
O Que Tá Teno?- Gastronomia/ Saúde
Mulher é phoda- Entretenimento/Comunicação
SK-o Poeta das Ruas – Escritor
As Marias Arte sustentável – Meio ambiente / artesanato
Ateliê Cintia Amado – Decoração / Artesanato.
Ficou a fim de colaborar? Por favor, compartilhe esta história na sua rede, entre em contato com o Ronaldo Pereira, no telefone (13) 991459000, ou por e-mail: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *