GSA 2015: Cultivar comunidade

Os primeiros dias do Guerreiros Sem Armas são dedicados a formar a Comunidade de Guerreiros.
No CULTIVAR COMUNIDADE trabalhamos com diversas práticas necessárias ao nosso viver juntos cotidiano. É uma experiência em que vamos aprofundar a ideia do trabalho como uma forma de amor ao mundo, amor aos outros, buscando o principio da exemplaridade. Pense que nossas ações cotidianas podem inspirar outros as formas de rever práticas que podem impactar o mundo em que vivemos.
acordar
O acordar é dar boas vindas a mais um dia que a vida nos presenteia. Deve ser um momento agradável para convidar nossa comunidade de Guerreiros e Guerreiras Sem Armas para mais uma jornada de inspiração, ação e transformação.

anfitriãoTornar-se anfitrião é exercitar a arte de fazer com que cada pessoa se sinta acolhida, confortável e amada. Na nossa comunidade, é na hora do jantar que celebramos o momento de estar juntos novamente, depois de uma jornada em que ficamos em diferentes comunidades. É a hora do reencontro, da partilha, de alimentar o corpo e o espírito, de sermos cordiais em nossas trocas de experiências.

cultivo

A atividade de cultivo foi um dos principais motivos do desenvolvimento humano, e retomar esta atividade traz uma profunda conexão com nossos propósitos durante o GSA 2015. Cultivar uma horta comunitária e brotos que serão utilizados na alimentação e na feitura de sucos, serão atividades compartilhadas por todos!

descansoÉ muito comum e tentador durante o Guerreiros Sem Armas a formação de grupos de conversas após as atividades coletivas, a utilização do espaço de Celebração até para além do horário limite, o querer estar sempre participando de tudo. Muitas vezes, acabamos indo além de nossos limites. Importante entender o descanso como um cuidado que cada um tem que ter consigo mesmo e com o grupo como um todo.
Cada um pode pensar em como exercitar seu descanso, no que mais faz com que descanse das atividades e rotina do programa.

limpar

Quando limpamos, lavamos, esse também é um cuidado com o bem estar da nossa comunidade. Nossa comunidade, quando termina as refeições, deixa o refeitório organizado e limpo e lava os pratos e talheres utilizados.
Temos nessa atividade uma relação com a água, assim como também quando tomamos nosso banho diário ou lavamos nossa roupa. A água é um recurso importante para nosso mundo e nos faz pensar numa relação linda: a mesma água que temos em nosso corpo, que nos constitui enquanto seres humanos, também está no mundo em que vivemos.
Como funciona:
– 1 pessoa recebe os pratos e tira o excesso de comida;
– 1 pessoa faz a primeira lavagem em bacia com água quente, sabão e escova;
– 1 pessoa faz a segunda lavagem em bacia com água, bucha e sabão;
– 1 pessoa faz a terceira lavagem em bacia com água e vinagre;
– 1 pessoa faz a quarta lavagem em bacia com água limpa;
– 1 pessoa enxuga e guarda;
– 1 pessoa é responsável por fazer a troca das bacias quando a água fica muito suja e apóia enxugando;

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.