GSA 2022: Curso para lideranças mobilizadoras está com inscrições abertas


Inscreva-se

Chamada para participar da formação que tem início em março e duração de 1 ano com módulos remotos e imersão presencial

Estamos com inscrições abertas para o GSA (Guerreiros Sem Armas), uma formação para lideranças mobilizadoras imersiva de 1 ano para jovens de 18 a 35 anos. A pré-inscrição já está aberta e o primeiro módulo começa no dia 28 de março de forma remota e gratuita.
O GSA (Guerreiros Sem Armas) é uma formação internacional, que já formou mais de 600 pessoas de 51 países e 20 estados brasileiros. Ele volta a acontecer em 2022 após 2 anos de pausa por conta da pandemia, que impediu encontros presenciais. Ao todo são 510 horas, incluindo aprendizado prático da Metodologia Elos e de diversas ferramentas sociais, com práticas em comunidades, aplicando o saber compartilhado como base para construção de sonhos comuns.
O GSA já formou jovens como Samuel Emílio, criador do Diário Antirracista, ex-coordenador do Movimento Acredito e do Educafro e que trabalha hoje na organização internacional Imaginable Futures. Samuel conta que levou aprendizados do GSA por onde passou. “O desafio da política é construir comunidades e a Filosofia Elos é uma ótima ferramenta para apoiar nesse processo”, conta.
Gabriel Marmentini, administrador público, professor e criador do Politize!, também relembra com carinho da formação. “Os aprendizados do GSA contribuem para que eu faça um bom trabalho, que seja uma pessoa com um pensamento crítico, um olhar acolhedor, tenha uma escuta ativa, compreenda melhor as relações de poder e desigualdade no nosso País”, conta Gabriel.
Foram essas contribuições que fizeram a ativista dos Direitos Humanos Keit Lima a se inscrever para o GSA 2022. Um amigo participou da edição de 2017 e indicou a formação para complementar o trabalho que ela já realiza. “Conversei com algumas pessoas já formadas pelos GSAs para entender a dinâmica. Eu, como mulher periférica, tenho a preocupação de entender como o programa chega nos territórios. E entender essa dinâmica foi importante e chamou minha atenção”, conta. “Acredito na construção de um novo mundo onde todos tenham seus direitos garantidos e a gente não precise lutar para que os acessos básicos cheguem a todos. Conhecer algumas dessas pessoas me motivou”.
Os conhecimentos da formação vão além dos benefícios para a vida profissional. É assim que Mirian Fonseca, pesquisadora e profissional de artes cênicas, vê a experiência. Além de aplicar a Metodologia Elos nas comunidades em que trabalha, ela busca usar as mesmas bases na sua carreira teatral. “Vou montar uma peça de teatro com a metodologia que aprendi no programa, de maneira colaborativa, dissolvendo as hierarquias”, revela.
Bruna Bellandi, administradora que é hoje mobilizadora de recursos do Instituto Elos, relembra a inquietude ao trabalhar ao longo de 10 anos no mercado financeiro. Com 30 anos resolveu fazer uma transição de carreira e em 2018, com 32 anos, participou do GSA. “A Metodologia Elos para mim foi transformadora, foi revolucionária, porque você consegue aplicar em qualquer coisa que você queira fazer: seja num plano de vida a longo prazo, seja numa tarefa simples que você precisa desenvolver”. 
Myrian Castello estudava engenharia mas estava insatisfeita com a faculdade e com a metodologia de ensino tradicional. Ela já havia fundado, um ano antes, o Coletivo Fábrica de Sonhos, para buscar um modelo diferente de educação. Mas foi a sua participação no programa que ajudou a criar as bases para a sua atuação futura. “As metodologias que aprendi no GSA foram fundamentais para que eu estruturasse a atuação da Fábrica. Foi lá que aprendi sobre a pedagogia da cooperação e vi que havia outras maneiras de agir no mundo”, conta.
Saiba mais sobre como funciona a imersão
O módulo 1 do programa é o Caminho do Sim, é um processo de desenvolvimento pessoal e seleção de participantes para a Imersão. Os participantes recebem acesso a uma plataforma de jogos exclusiva, onde receberão o apoio de materiais e ferramentas para desenvolverem-se em três níveis de relações: eu comigo, eu com as outras pessoas, eu com o mundo. Cada processo é acompanhado de perto por uma equipe experiente, que estuda o seu desempenho no jogo e as tarefas realizadas, além de prover devolutiva personalizada sobre seu desenvolvimento.
Na edição de 2022 foram realizadas 4 rodadas do Caminho do Sim, e através das ações realizadas por participantes, mais de 5 mil pessoas já foram beneficiadas em ações como a realizada por Isabel Rocha, que organizou a comunidade em torno da criação de uma horta comunitária

O módulo 2 é o Jogo da Abundância é trabalha o desenvolvimento das habilidades de mapeamento de redes e mobilização de recursos, a partir do aprendizado de estratégias individuais e coletivas. Durante este processo, são aprimoradas as capacidades de mobilização de recursos e redes para a materialização de um projeto, o resultado prático é a mobilização dos recursos necessários para viabilizar a sua participação no programa. Um time experiente apoia o percurso, com análise dos projetos, mentoria individual e contribuição nos roteiros de captação.
O módulo 3, corresponde à etapa presencial do programa, se realiza em Santos – SP – Brasil, de 13 de julho a 06 de agosto de 2022.
É considerado o principal momento do programa, é uma vivência presencial onde acontecerão aulas teóricas e práticas. Serão utilizadas tecnologias sociais como world café e open space, jogos cooperativos, teoria e prática sobre Comunicação Não-Violenta, além de práticas da pedagogia indígena brasileira, realizadas na natureza. Participantes aprenderão a Metodologia Elos e recebem capacitação para aplicar o Jogo Oasis, enquanto atuam em comunidades em situação de vulnerabilidade social, materializando os sonhos de pessoas reais.
Já o módulo final do programa, é constituído por 108 horas de atividades, o momento de aprofundar o conhecimento adquirido e fortalecer a sua atuação na construção do melhor mundo que podemos sonhar. A plataforma online volta a ser usada e serão disponibilizados vídeos, artigos e encontros online com especialistas de diferentes áreas. Nesse momento,  participantes ganham acesso também a uma rede de mentoras e mentores, e integrantes de outras edições, onde é incentivada a troca e compartilhamento das experiências para a transformação global com o poder da rede.

Inscreva-se

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.