Instituto Ideal conta com duas GSAs em Alagoas

A gente adora receber notícias de GSAs contando sobre o que estão fazendo. Essa história quem conta são Isadora Padilha (GSA 2017) e Sandra Januário (GSA 2012) sobre o trabalho do Instituto Ideal em Alagoas.

No final do ano passado, o Instituto IDEAL, do qual fazemos parte, completou 7 anos. E nesse ano tão difícil, ainda assim encontramos conquistas a celebrar no nosso aniversário e a principal delas é justamente a nossa atuação durante a pandemia, pois em muitos momentos buscamos fazer o nosso melhor.

Aqui no estado de Alagoas foram criadas diversas campanhas e iniciativas solidárias por diferentes organizações para o enfrentamento ao novo coronavírus, principalmente em Maceió, nas comunidades economicamente vulneráveis da cidade. Ajudamos a mapear e divulgar centenas delas, nos nossos dois guias de iniciativas solidárias alagoanas.

Junto com toda a equipe, atuamos fortemente na arrecadação e distribuição de alimentos, materiais de limpeza e higiene, EPIs, entre outros, iniciando na região lagunar de Maceió, onde fica a nossa sede, um território descoberto de infraestrutura e serviços essenciais à vida, onde junto ao Movimento dos Povos das Lagoas estabelecemos uma Petição Pública exigindo ações imediatas do poder público e a adoção de soluções definitivas de problemas insustentáveis reproduzidos localmente há anos e que se tornam avassaladores para a população das comunidades diante da pandemia.

Ao todo, ajudamos a beneficiar mais de 170 entidades e comunidades, impactando direta ou indiretamente mais de 26.000 pessoas em situação de vulnerabilidade social em 20 municípios alagoanos, contando com mais de 90 apoiadores do poder público, iniciativa privada e sociedade civil.

Muitos desses projetos têm continuação já prevista no primeiro trimestre de 2021 ou mesmo ao longo do semestre, junto às comunidades com as quais trabalhamos, e prevemos envolver etapas de mobilização presencial com estudantes de instituições públicas e privadas, além de estarmos iniciando um crowdfunding para a continuidade e sustentabilidade mais imediata de uma dessas iniciativas, que envolve geração de renda. Nesse ano que se inicia, nossos votos são de muitos sonhos para um futuro melhor dos lugares junto com as pessoas.

Em síntese, essas foram as realizações alcançadas pelo IDEAL entre março de 2020 e janeiro de 2021:

# DISTRIBUIÇÃO DE:
– Mais de 500 cestas básicas e fardos de alimentos;
– Mais de 3000 refeições;
– Cerca de 175 panetones;
– Cerca de 175 vales-gás;
– Centenas de kits de material de limpeza e higiene, totalizando: 446 litros de água sanitária, 100 litros de desinfetante, 214 litros de sabão líquido, 1815 barras de sabão, 350 pacotes de sabão em pó, 700 sabonetes, 180 pacotes de papel higiênico, 600 esponjas de limpeza e 350 pastas de dente;
– 203 litros de álcool 70°;
– Mais de 1740 máscaras descartáveis ou reutilizáveis e mais de 20m de tecidos para confecção de máscaras;
– Equipamentos de proteção como uniformes completos, botas, luvas, óculos, bonés árabes, squeezes, borrifador;
– Roupas, sapatos, bolsas, lençóis, toalhas e outros acessórios;
– Ferramentas para trabalho braçal;
– Itens de mobiliário e objetos, inclusive hospitalares;
– Remédios diversos;
– Duas cadeiras de roda e de banho;
– Pacotes de fraldas geriátricas ou infantis;
– Dezenas de brinquedos, caixinhas de suco e doces para crianças;
– Dezenas de livros para duas bibliotecas comunitárias (uma na parte baixa e uma na parte alta de Maceió).
# INSTALAÇÃO DE:
– 50 lavatórios comunitários provisórios e 10 lavatórios comunitários permanentes em 12 bairros de Maceió.
# PUBLICAÇÃO DE:
– Dois guias divulgando 115 iniciativas solidárias de 20 municípios alagoanos;
– Três cartilhas sobre cuidados no manejo de materiais recicláveis durante a pandemia, no âmbito do nosso projeto Rede Reciclagem.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Instituto Ideal conta com duas GSAs em Alagoas

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos