Juntos pelo Desenvolvimento Local

Por Núcleo Oikos
O Núcleo Oikos tem como missão fortalecer modos de vida coletivos a partir da construção de modelos inovadores que integrem geração de renda, expressões culturais e conservação ambiental. Através de investimentos em projetos socioambientais, a atuação do Núcleo Oikos se dá através de seus parceiros executores nos territórios de atuação. Os projetos apoiados pelo Núcleo Oikos se encontram na Amazônia e no Vale do Ribeira, tendo como pano de fundo a intenção de fomentar, nos dois territórios, o desenvolvimento local tanto qualificando, articulando e dando força aos atores locais (ONGs, comunidades, movimentos sociais, governos locais, etc.), quanto participando intensamente da ponte São Paulo – territórios de atuação.
Em 2008 o Núcleo Oikos e o Instituto Elos encontraram-se pela primeira vez, e, desde então, temos interagido em diferentes ocasiões; algumas delas com o envolvimento da AJJ e seus membros. Em 2009, dois membros da coordenação do Núcleo Oikos participaram da primeira edição do GSA – Lideranças Executivas e voltaram extremamente tocados com a experiência, e sobretudo entusiasmados com o poder da metodologia Elos.
No mesmo ano, o Núcleo Oikos apoiou a realização de uma oficina de turismo de base comunitária a jovens de Santos e da Juréia pelo Projeto Bagagem. A partir de então, iniciou a relação do Núcleo Oikos com a AJJ e nossa identificação com sua causa. Em 2011, o Núcleo Oikos apoiou a participação de 2 jovens da Juréia no Guerreiros Sem Armas, o que estreitou o laço entre as 3 organizações – Núcleo Oikos, Elos e AJJ – culminando no projeto de desenvolvimento local que se encontra em andamento.

O investimento nesta iniciativa se justifica por diversos fatores, além de sua localização no Vale do Ribeira. Um deles é a forte identificação do Núcleo Oikos com a metodologia de mobilização social do Elos, que concilia inovação com tradição, explorando nas pessoas e suas comunidades o que há de melhor, de mais forte e genuíno.
Acreditamos no aprender-fazendo que o Elos aplica de forma tão divertida e ao mesmo tempo profunda. Também acreditamos que é possível conciliar a conservação do meio ambiente com a presença humana, seus conhecimentos e tradições, e vemos na atuação da AJJ este potencial de realização. Sentimo-nos privilegiados por fazer parte deste desafio com parceiros comprometidos com valores tão alinhados aos nossos, abertos à troca de idéias e aprendizados e à construção coletiva.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categories

Arquivos