No Abraço formamos elos que apoiam a questão migratória no Brasil

Apoiar instituições parceiras na estruturação organizacional de seus projetos faz parte do DNA do Elos e tem sido uma das missões em que tem atuado ativamente. Em mais uma parceria frutífera, colaboramos com nosso conhecimento com o Abraço cultural, organização que por meio da capacitação de pessoas em refúgio oferece cursos de idiomas e de cultura.

O Abraço cultural é uma organização, liderada por mulheres criativas, fortes e visionárias, que desde 2014 tem se empenhado na missão de contribuir para a integração de imigrantes e refugiados na sociedade brasileira, gerar renda e valorização pessoal e cultural dessas pessoas. Com unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo, o projeto capacita refugiados para dar aulas de árabe, espanhol, francês e inglês, com metodologia e material didático próprios. Além disso, oferece a estudantes dos cursos a vivência de aspectos culturais de outros países. Hoje conta com uma equipe formada por 38 professoras e professores nos dois estados, entre aulas presenciais e online.

Atualmente, milhões de pessoas vivem em situação de refúgio no mundo. No Brasil, cerca de 61.731 pessoas foram reconhecidas como refugiadas, segundo o relatório da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Em um novo país, essas pessoas diariamente enfrentam desafios para sobreviver de forma digna, tentando superar as barreiras do idioma e da cultura diferentes. E é nesse contexto que o Abraço surge como apoio necessário.

Imersão da gestão do Abraço Cultural no Espaço Elos

No encontro fortalecemos nossos propósitos

Foi durante a pandemia de covid-19 que os caminhos do Elos do Abraço se encontraram. Cacau Vieira, uma das fundadoras do projeto, conta que a gestão do Abraço precisava de um apoio e encontrou um elo parceiro conosco. “A gente sempre trabalhou com muita autonomia, mas nesse caminho tivemos muitos problemas de comunicação, de colaboração, e então procuramos o Elos para nos ajudar nesse processo”. Desde então, nossa equipe tem apoiado o fortalecimento organizacional da instituição, que passou por uma imersão no espaço Elos. 

Para Val Rocha, gestora do Núcleo de Relacionamento do Elos, essa é mais uma oportunidade de colocar em prática nosso propósito como organização defensora dos direitos humanos e atuar em conjunto com instituições parceiras, sociedade e pessoas para desenvolver e aprofundar relações. “Me sinto feliz em colocar o conhecimento do Elos a serviço do propósito de uma organização que atua em uma causa tão importante como o Refúgio”, disse Val.

E a importância do Abraço na sociedade está no coração e na ponta da língua de Cacau:  valorizar as pessoas migrantes que chegam ao Brasil e impactar para desconstruir barreiras sociais, seja pela língua, pela cultura ou pela condição social.

 “A gente sabe como é difícil migrar e viver no Brasil. A primeira coisa é apoiar essa pessoa que está chegando aqui para que ela consiga reconstruir sua vida. Entendemos que essas pessoas migram porque precisam, então poder ser esse apoio, valorizar aquilo que ele traz encanta a gente. Outro impacto é a democratização do ensino de línguas, que ocupa um lugar elitizado na sociedade. Conseguir desconstruir isso dentro de sala de aula, facilitar o acesso e que as pessoas abram o material didático e se reconheçam nele também é muito importante”, afirmou. 

São quase oito anos de estrada e mais de dez mil pessoas já se beneficiaram das ações do Abraço. Para ela, o projeto é um processo de aprendizagem, mas também de ensinagem em que todas pessoas envolvidas são impactadas positivamente. 

“A gente consegue um impacto duplo: a pessoa migrante consegue passar por esse processo de migração sendo valorizado em sala de aula e consegue também entender a cultura local, se comunicar. Quem está aqui aprende um pouco mais sobre o mundo. Acho que isso é o processo de integração, olhar para nós e para o outro”, disse Cacau.

Para saber como apoiar o projeto ou participar dos cursos, acesse o site do Abraço: www.abracocultural.com.br 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 99675-2660
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.