Um Oasis Pan-Americano

Por Isadora Padilha*
Depois de conhecer a Filosofia Elos e começar a acreditar que podemos começar já a construir o mundo que sonhamos, fiquei tão encantada que coloquei para mim mesma a meta de trazer o Elos todos os anos para a minha cidade, de modo que mais e mais pessoas pudessem conhecer o trabalho da organização. Assim que visualizei a estrutura dos fóruns do XXIV Congresso Pan-Americano de Arquitetos, que vai acontecer aqui em Maceió daqui a pouquinho,  percebi uma oportunidade muito legal de fazer isso, só que dessa vez para muita, muita gente.
O Congresso Pan-Americano de Arquitetos acontece a cada 4 anos e é considerado o maior evento de arquitetura das Américas, contando hoje com uma expectativa de público de mais de 2000 participantes. Nesta edição do congresso, há fóruns de discussão que funcionam de maneira independente, utilizando a estrutura que o evento cede, mas tendo autonomia para convidar os interlocutores e propor atividades criativas e formas ainda mais inventivas de tocar essas atividades. Foi com base nisso que surgiu a ideia de convidar o Elos a construir junto um Fórum de Tecnologia Social em Arquitetura e Urbanismo, onde os participantes pudessem experimentar um pouco da metodologia do Jogo Oasis, criada pelo Elos, e de realizar aqui e agora o melhor dos mundos.
Foi no mesmo compasso que nasceu a ideia de propor um financiamento colaborativo como uma possibilidade de viabilizar as atividades do fórum, (como a vinda dos facilitadores e ações do próprio Oasis). As atividades ocorrerão numa comunidade de Maceió conhecida como Vila Emater, onde antes funcionava o lixão da cidade e hoje moram diversos catadores que montaram uma cooperativa chamada Coopvila.
Os processos para financiar a ação foram todos muito novos para o grupo organizador. Foi uma boa maneira de conhecer uma forma inovadora de captação de recursos e nessa caminhada também nos deparamos com vários momentos difíceis. Mas, aos poucos, as coisas têm acontecido e várias parcerias têm surgido.
Já começamos as primeiras ações na comunidade, com a realização do Olhar e do Afeto, incluindo o Encontro de Talentos e Sonhos. Nesses momentos, muitas pessoas de fora puderam conhecer as belezas da Vila e as coisas bacanas que as pessoas fazem lá, além de podermos escutar o que elas sonham fazer já para transformar o lugar onde vivem. Acabamos descobrindo coisas incríveis onde não esperávamos, como essa vista incrível com a qual nos deparamos:

Nesse momento, aguardamos com muita expectativa a chegada de mais gente para se juntar a nós: participantes ou não do congresso, pessoas que queiram pôr a mão na massa e ajudar a realizar os sonhos de um mundo mais bonito.

Que tal vir com a gente? Os interessados em geral podem participar nas seguintes datas:

Cuidado – dia 24/11
Vivências do Olhar e do Afeto – dia 29/11
Milagre/Mão na Massa – dias 30/11 e 1/12
Para saber mais, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (82) 9306-7751 e (82) 3231-6613.

 
*Isadora Padilha é arquiteta e urbanista, participou da formação Oasis Training do Instituto Elos Brasil e trabalha com arte e cultura. Inspira-se atualmente com as possibilidades que a arquitetura apresenta para a construção de um mundo melhor.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categories

Arquivos