Oasis Capão: saiba como foi o Olhar e Afeto

Por Ana Avelar e Renata Laurentino


Somos da nova geração de guerreiros sem armas; vivemos a formação em julho deste ano. Quando pensávamos que estávamos indo para casa descansar e assimilar tudo que vivenciamos em um mês muito intenso e de muito trabalho, recebemos uma notícia espetacular: fomos convidadas a facilitar um Oasis no Capão, um bairro da cidade de Garopaba, em Santa Catarina. O Oasis Capão é uma iniciativa da Evoluos Foundation como forma de estimular o desenvolvimento local naquela comunidade.
Acabamos de vivenciar o OLHAR e o AFETO, numa expedição surpreendente. Todos os pequenos medos e receios de quem facilita um Oasis pela primeira vez estavam presentes, mas eles foram sendo dissolvidos em cada conversa, abraço, sorriso e história que ouvíamos. Também tivemos uma surpresa muito agradável, que foi a companhia da facilitadora Thaís Polydoro nesse primeiro contato com a comunidade. Ela foi uma grande inspiração na forma como se relaciona com as pessoas, e sua experiência nos ajudou a deixar nossas relações mais harmoniosas e verdadeiras. Valeu, Thaís! Sua presença foi E-P-E-T-A-C-U-L-A-R!

A comunidade nos recebeu carinhosamente e nos emocionou ao apresentar seus preciosos talentos. Aprendemos a fazer trança de chapéu da palha do butiazeiro, farinha de mandioca, tarrafa… Uma cultura tradicional que estava timidamente escondida na modernidade foi se revelando.

Finalizamos a expedição com uma “Roda de Histórias” onde estavam presentes representantes de muitas gerações e de muitas tribos, formando assim nossa teia de memórias e saberes que continuará sendo tecida durante as próximas etapas o jogo.

Em outubro voltaremos à comunidade para realizar o Show de Talentos e encontrar sonhos. Enviaremos notícias! Se quiserem acompanhar e participar do OASIS CAPÃO, curta a página no Facebook:
https://www.facebook.com/OasisCapaoSc?skip_nax_wizard=true
Um grande abraço

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.