Oasis Training Canaã tem parceria com o PNUD, Prefeitura de Canaã dos Carajás e Fundação Vale

Graças a parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Prefeitura de Canaã dos Carajás (PA), e a Fundação Vale, o Elos está fazendo um Oasis Training na cidade, com a coordenação da Natasha Mendes e do Paulo Farine. Saiba como aconteceu o projeto, e em que ponto nós entramos nesta história!

Primeira reunião do Oasis Training em Canaã dos Carajás
Primeira reunião do Oasis Training em Canaã dos Carajás

Segundo relato do PNUD, em abril de 2014, o órgão internacional inaugurou um escritório regional no município de Canaã dos Carajás, região sudeste do Pará. A data marcou também o início das atividades da equipe do projeto CapaCidades: Aliança para o Desenvolvimento Local. A equipe do projeto também participou de um encontro com o prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade. Em seguida, estiveram presentes na abertura do curso de elaboração de projetos, voltado para funcionários da prefeitura municipal. entre as equipes do projeto CapaCidades e da Fundação Vale, parceira da iniciativa. Uma das primeiras ações do projeto foi a formação do Grupo de Trabalho Local (GTL), composto por 21 representantes do poder público, da sociedade civil e do setor privado, cujo papel é mapear e definir as prioridades do município.
A primeira ação do GLT foi conhecer melhor a realidade da cidade. Eles fizeram visitas as comunidades locais e um trabalho de mapeamento de leituras comunitárias, onde identificaram os pontos positivos e os negativos para os moradores, em áreas estratégicas para o desenvolvimento humano como saúde, assistência social, educação, cultura, esporte, lazer, segurança, meio ambiente, mobilidade urbana, e economia local.
Entre outras ações, o GLT  queria resolver um ponto que era urgente para todos: a falta de praças, de áreas de lazer, de espaços verdes, e de locais para a prática de esportes.
O papel do Elos no fortalecimento da comunidade
Com base nos levantamentos do GLT, decidiu-se que primeira intervenção seria no Bairro Novo Brasil, em uma rotatória central que fica na Avenida Brasil com a Rua Pará. Para transformar este local, o Elos foi chamado para aplicar o Jogo Oasis, por reconhecerem que os princípios da tecnologia desenvolvida por nós, são muito próximos aos do projeto do Aliança para o Desenvolvimento.
“Acreditamos que realizar intervenções para alcançar resultados só tem validade se estas intervenções buscarem o desenvolvimento social e humano, com impacto na coesão, no pertencimento, e na valorização dos indivíduos, entre outros aspectos, para uma comunidade”, relata o PNUD em carta para os participantes do Oasis Training, que começou no dia 28 de novembro.
Aplicação do Jogo OASIS em Canaã dos Carajás
Aplicação do Jogo OASIS em Canaã dos Carajás

Veja mais fotos e relatos do Oasis Training Canaã dos Carajás em nossa página do Facebook

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.