Pilões busca doações para transformar container em biblioteca

A futura Biblioteca dos Pilões, idealizada pela comunidade local com apoio de pessoas físicas e organizações como o Instituto Elos, está arrecadando doações para a finalização do projeto. É possível doar qualquer valor diretamente na plataforma da Rede Elos, clicando aqui . A biblioteca será montada em um container, que também servirá como espaço cultural comunitário. A meta do projeto é arrecadar R$ 46 mil para finalizar o processo de construção da Biblioteca.

Reunião comunitária para sonhar a Bblioteca dos Pilões
Reunião comunitária para sonhar a Biblioteca dos Pilões

Após o recebimento da doação do contêiner, começou a mobilização para torná-lo habitável, com a execução de um projeto arquitetônico e agora a obra, que envolve revestimento interno e adequação e pintura externa, telhado, portas, janelas, inclusão de copa e cozinha de alvenaria, toda parte elétrica, hidráulica, paisagismo e mobiliário interno e externo, além do espaço ser acessível com rampas. Teremos também investimentos para ambientar e equipar esse espaço.

Até aqui, já recebemos algumas doações:
– Contêiner (doação direta de empresa para a associação comunitária) + frete;
– Estudo de implantação da obra da arquiteta Érika Domingues, da Arquiteta de Bolso;
– Mais de 2 mil livros (campanha da parceira Samantha Mello, serão trazidos após a finalização da obra);
– Estantes (que já fizemos toda a reforma, incluindo pintura).

A campanha continua e para quem quiser contribuir com outras coisas sem ser dinheiro, temos uma lista disponível de possíveis doações, que pode ser visualizada aqui: https://docs.google.com/document/d/1EEIMuunmZIwTOagO21W_pkltYcfOdJTFYdJ8TkCMixA/edit

Caminho de Pilões, localizada em Cubatão, é comunidade parceira do GSA 2018 e faz parte da Rede Elos de ações emergenciais. Cercado por grandes empresas em uma área de preservação ambiental, o bairro possui cerca de 500 famílias, totalizando quase 2 mil moradores, e segue sonhando com melhorias em sua infraestrutura básica.

Maquete da Biblioteca dos Pilões feita pela comunidade
Maquete da Biblioteca dos Pilões feita pela comunidade

“Qualquer comunidade ficaria feliz em conseguir realizar um sonho como esse: um espaço de leitura para os nossos jovens no meio da natureza. Com certeza vamos ajudar muito as novas gerações da nossa comunidade, que poderão ter acesso à cultura por meio da biblioteca”, comemora Manoel Clovis de Oliveira, conhecido como Cotia, liderança comunitária.

Maquete da Biblioteca dos Pilões feita pela comunidade
Maquete da Biblioteca dos Pilões feita pela comunidade

“Graças à mobilização da comunidade, a biblioteca já conta com muitos apoios. Um deles é da juíza Samantha Mello, que ajudou a impulsionar a ação e mobilizar os recursos. Também tem a parceria de longa data do Instituto Elos, que oferece assessoria técnica e apoia com a Metodologia Elos a partir de um processo participativo que conta com horas de mentoria, facilitação de reuniões e do mutirão comunitário”, conta Mariana Gauche Motta, gestora do Instituto Elos.

Container é uma doação articulada pela juíza Samantha Mello com a empresa Ecopatio Cubatão
Container é doação articulada pela juíza Samantha Mello com a empresa Ecopatio Cubatão

Para apoiar a Biblioteca de outras formas, é possível entrar em contato pelo e-mail  bruna@institutoelos.org ou pelo telefone (11) 97456-1212.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.