Por que o Instituto Elos está construindo um espaço comunitário e como você pode apoiar

Um lugar se transforma mais rapidamente quando as pessoas se articulam em rede, ou seja: se juntam para descobrir as suas semelhanças, para construir as suas memórias e para combinar como querem que seja o futuro, para todo mundo ao mesmo tempo.

É aí que entra a importância dos espaços coletivos e comunitários.

Chamamos assim aqueles lugares que todas as pessoas de um bairro sabem onde é, só de você perguntar na rua. A igreja, a quadra de futebol, uma praça. É onde as pessoas se juntam, quando querem ou precisam. A Vila dos Criadores, em Santos, enfrenta um desafio: elas só têm espaços abertos para esse tipo de encontro. Quando chove, como é que faz? O Instituto Elos quer mudar isso.

Essa história começa no meio do ano passado, quando o programa Guerreiros Sem Armas (GSA) desembarca por lá. GSA, você sabe, é o nosso programa internacional de formação de lideranças mobilizadoras. São mais de 600 espalhadas em 57 países.

Durante quase um mês de trabalho por lá, participantes do GSA descobriram que um dos grandes sonhos de todo mundo era a construção de um espaço comunitário, um lugar que possa receber atividades culturais, de todos os tipos. Que fosse, também, um lugar para as pessoas se encontrarem para conversar as melhorias para o bairro, por exemplo. Por lá não existe um espaço assim. E pronto, foi no GSA mesmo que esse sonho começou a nascer. Talentos de todos os países botaram a mão na massa, literalmente, e esse sonho ganhou forma.

Ao lado de grandes parceiros, desde esse dia, um ano atrás, o Instituto Elos trabalha com as lideranças da Vila dos Criadores, das mais diferentes maneiras. Com reuniões semanais, apoia na construção de projetos, mobilizando ações em conjunto e construindo esse espaço comunitário, o colocando de pé. Junto, também está sendo fundada uma associação de bairro.

Falta pouco para o Centro Comunitário da Vila dos Criadores nascer para o mundo, mas ainda falta. E a gente não consegue fechar essa história sem o seu apoio.

O Instituto Elos está com uma campanha para a reta final, para fazer os acabamentos. Os detalhes, sabe, mas que precisam de investimento além do que já fizemos nesse último ano. Por isso, a campanha e por isso, esse pedido. A gente precisa de você, do seu apoio.

Apoie com qualquer valor. É muito fácil e prático. Via PIX:  rede@institutoelos.org

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 99675-2660
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.