Projeto de desenvolvimento local em Guajuviras termina com celebração

A gente comemora muito quando um trabalho chega ao final de um ciclo. Em junho de 2013, a Cipasa Urbanismo e Urbanizadora Concórdia iniciaram o projeto de Desenvolvimento Local no Guajuviras, bairro de Canoas (RS), utilizando a metodologia desenvolvida e aplicada pelo Instituto Elos.
Para quem não sabe, este é um trabalho em parceria, que acontece desde 2013. Em Canoas, os passos foram: visita de identificação de potencialidades da comunidade Guajuviras, facilitação do encontro de apresentação do empreendimento à vizinhança do Parque Ozanan e São José, realização de uma vivência Elos por meio da metodologia Jogo Oasis para um grupo de 20 pessoas, culminando com ação de materialização de sonho local, e acompanhamento de grupos de trabalho para o desenvolvimento de novas ações na região.
001 GUAJUVIRAS
“As inúmeras conquistas desse projeto demonstram que fizemos a escolha certa de convidar o Instituto Elos para resgatar e fortalecer os sonhos da comunidade. Ficamos admirados com as lideranças que conhecemos na Vila São José. A Cipasa está muito satisfeita com o resultado, e essa iniciativa foi inspiradora para os demais empreendimentos da empresa”, escreveu Oriana Rey, Gerente de Sustentabilidade da Cipasa Urbanismo.
002 guajuviras
De fato as conquistas foram várias. Tivemos a revitalização da Praça da Reci que estava abandonada há oito anos. Os moradores se tornaram mobilizadores sociais, e descobrimos juntos que a Vila São José é um local abundante em talentos e recursos. Ao todo foram cinco reuniões sobre o projeto, tivemos 10 secretarias da Prefeitura Municipal de Canoas articuladas em diferentes frentes, um total de 11 mutirões na Praça da Reci, 20 mobilizadores sociais ativos, 50 reuniões com a comunidade, 600 moradores que participaram das atividades, 3000 pessoas beneficiadas.
003 GUAJUVIRAS
Uma das coisas que estamos muito felizes, é que a comunidade está pronta para muito mais. Hoje, eles tem uma de rede de parcerias, como o Escritório Modelo de Arquitetura da UFRGS; apoio técnico em editais da equipe COOARLAS na viabilização da creche; apoio da Escola Nancy Panserapara criação do plano pedagógico da Creche Comunitária; envolvimento da Escola Waldorfde Educação Infantil Arco Iris com as educadoras comunitárias; empresas do município dispostas a apoiar a viabilização do projeto da creche e da Praça da Reci. Não menos importante, eles estão bem articulados com os canais das políticas públicas. Além de elaborarem o planejamento estratégico para continuidade das ações em 2015.
Estas conquistas nos fazem prosseguir com força em direção ao futuro, mas o que nos emociona, o que nos toca profundamente, são os laços que criamos com as pessoas de cada comunidade que atuamos.  Para resumir, nosso sentimento, Thais Manini, uma das moradoras do bairro de São José, escreveu este recado na página do Oasis Vila São José, no Facebook:
“Hoje então nos despedimos do ELOS após 18 meses de muito trabalho. Foi um dia bem difícil, com risos, choro, abraços, afagos, etc. Agradecemos as Gurias, Nati Dittmar e Marina Engels, por tanta dedicação e empenho. Vamos sentir muita saudade. Podem ter certeza que estarão sempre em nossos corações. Valeu cada minuto! Para selar este momento, fizemos nossa celebração, que foi ESPETACULAR!”.
004 GUAJUVIRAS

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categories

Arquivos