Rede Elos apoia horta comunitária no Quilombo Rio dos Macacos

Um dos projetos aprovados pelo Edital de Iniciativas da Rede Elos foi a horta comunitária do Quilombo Rio Dos Macacos (Bahia) como meio de garantir a economia solidária e a sustentabilidade econômica da comunidade. O edital é uma iniciativa do Instituto Elos em parceria com o Instituto Lojas Renner. 

‘’ Eu sou uma das mulheres que deu a vida para a luta do território, então cada passo que a gente consegue avançar, principalmente para nossas mulheres pretas é super importante para nós. Vocês não imaginam a importância e a alegria que a gente tem com esse apoio. A gente bate em várias portas do governo e estão sempre fechadas. Se vocês fizerem uma investigação, vocês vão ver que nossa comunidade - tem muitas comunidades por aí também que não tem nada - não tem benefício nenhum, então essas organizações são fundamentais pra nós para o fortalecimento e para a gente seguir na luta. A partir do momento que vejo que as famílias se levantaram e que está se levantando a sua autoestima, eu sou grata a Deus em primeiro lugar e ao trabalho de vocês. Então continuamos na luta e esperamos que as portas nunca se fechem’’
Dona Rose - Lider Comunitária

Investimento feito com o fundo semente

O recurso utilizado para compra de matérias que viabilizam a criação e ampliação da horta comunitária do Quilombo Rio dos Macacos. Foram adquiridos carros de mão, moto cultivador a gasolina, pá de bico, enxada, rastelos, tesouras para cerca viva, pulverizador agrícola e uma parte foi utilizada para pagamento de cachê da Produção Executiva que ficou responsável pela gestão do projeto junto a liderança comunitária.

Segunda onda da pandemia adia etapas do projeto

As oficinas que estavam previstas no plano de trabalho e a finalização da horta não foram realizadas por conta do agravamento de casos de COVID-19 na comunidade. Como forma de prevenir novos contágios, a comunidade decidiu ter o cuidado de remarcar as oficinas para março de 2021, sem datas definidas até o momento.  

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categories

Arquivos