Residencial Sirius faz o primeiro curso da Escola de Transformação em Campinas

“Falar que estamos em um curso, que não sabemos o que vai acontecer. Que dependemos deles, saber os sonhos deles. Dessa forma, rola uma identificação. Na hora de conversar com a comunidade é importante se colocar em uma posição de construir junto e não de fazer perguntas e esperar as respostas.”, Lara Legaspe, uma das 20 participantes da Vivência Oasis DIST Campinas, curso inaugural da Escola de Transformação, no Residencial Sirius.

BEM-VINDOS

Neste final de semana, começou o primeiro curso da Escola de Transformação. Como disse Herbert Santo de Lima, da Equipe Elos, uma escola diferente, que não tem muros, onde todo mundo é professor, todo mundo aprende, e coloca a mão na massa para construir seus sonhos. Veja as fotos aqui: http://bit.do/c7YoB

SIRIUS 02

O pessoal começou a dar os primeiros passos para a grande transformação que está por vir. Em um final de semana, as crianças e adultos sonham muito com um espaço aberto e grande para ser uma área de lazer para crianças e jovens, com parquinho, academia de ginástica, mobiliário (mesas e bancos), campo de futebol com arquibancada, biblioteca (gelateca), arborização do conjunto e espaço para idosos. Tudo isso em um final de semana!!!

SIRIUS 04

Já os sonhos de longo prazo, eles querem uma creche, escola, posto de saúde, projeto de geração de renda com materiais recicláveis. Vamos juntos conquistar isso tudo. Nas reuniões abertas, 150 moradores estavam presentes. Está todo mundo convidado para colocar a mão na massa nos dias 11 e 12 de fevereiro.
“Como eu moro aqui, minha visão é diferente. Constantemente eu procuro ver tudo que é bom, mas como a maioria das pessoas aqui é difícil, a gente volta a fazer as reclamaçõezinhas, tem uma visão que é diferente. Quando a gente está na companhia de pessoas que não são daqui, fazem essa caminhada junto e vai sem esses preconceitos, vai despido, querendo receber o que tem de bom aqui é muito gostoso, é diferente. É uma vivência diferente. Geralmente eu estou sozinha e se eu vou conversar com alguém não adianta, agora quando eu fui com outras pessoas, a gente escuta e daí vai falando olha que legal isso, olha que legal aquilo… vocês são pessoas que conseguem ter a visão que eu tenho, morando aqui, e que é difícil encontrar alguém que veja junto comigo”, Jóice Danielli Segatti, doula comunitária, moradora do Sírius.

SIRIUS 05

***** A Escola de Transformação DIST Campinas é uma parceria do Elos com a Demacamp, apoiado pelo Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal dentro da estratégia Desenvolvimento Integrado e Sustentável dos Territórios (DIST), inclui uma série de ações: formação de lideranças comunitárias, festival de projetos, encontros de troca de experiências, visitas de inspiração em comunidades que trilham o caminho de desenvolvimento pessoal e coletivo. Agradecemos a Prefeitura de Campinas, pelo apoio, em especial ao Gabinete do Vice-Prefeito que tem feito a articulação com as Secretarias do Governo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.