A etapa mão na massa da Vivência Oasis Santo Antonio do Rio Doce (MG)* teve na formação 40 pessoas e 150 participações das pessoas da comunidade.
“O autoconhecimento que adquiri no desenvolvimento desse projeto realizado junto com a comunidade de Santo Antônio do Rio Doce e com vocês do Instituto Elos foi fundamental. Reconheci que não bastava metas e sonhos sem autoconhecimento. Descobri que sou mais forte e guerreira do que imaginava. É que mesmo sendo fisicamente muito limitada, posso conquistar todas as metas, basta não perder o foco. Sempre terei problemas e dificuldades. Mas se consegui chegar até aqui, por que não ir mais longe” Ana Paula, participante da Vivência e moradora do Residencial Nilton Freire Sampaio
Durante os dois dias a equipe conseguiu revitalizar os espaços internos e externos da antiga escola do bairro que se transformou no centro comunitário, o sonho escolhido para ser realizado nesta etapa.
As pessoas foram divididas em grupos de trabalho e realizaram as seguintes ações:
1 Grupo Terra: cuidaram de todo paisagismo, plantio de mudas, criação de uma horta e colocação de vasos nas áreas internas.
2 Grupo Ar: Revitalizaram o telhado da construção, lavando e pintando as telhas.
3 Grupo Água: Cuidaram da reforma dos muros e banheiros, além da construção de uma calçada interna ao espaço
4 Grupo Fogo: Criaram diversos mobiliários para o espaço, como mesas de piquenique, bancos, armários e prateleiras.
5 Grupo Arco-íris: Pintaram todo o espaço e mobiliários, criando murais e dando cor e vida para o centro comunitário.
6 Grupo Faz Sabor: Ofereceram 3 refeições (café da manhã, almoço e café da tarde), garantindo a energia necessária para o mutirão.
Encontro de Futuro: o que a comunidade quer fazer daqui para frente
No último dia da Vivência Oasis os participantes se reuniram antes do encontro de futuro para fazer uma auto-avaliação do processo e compartilhar aprendizados dos dias de mutirão.
A reunião aconteceu no recém criado Espaço Comunitário para determinar o que a comunidade quer fazer junta no próximo mês. Nem a chuva atrapalhou a animação da comunidade que decidiu já fazer um mutirão no dia 01/05, para continuar o trabalho de embelezamento e reforma do espaço comunitário. Além disso, a comunidade pretende criar uma comissão para cuidar do espaço, e o Instituto Terra ofereceu um projeto de Educação Ambiental para aberta para moradoras e moradores no local.
* A Vivência Oasis de Santo Antônio do Rio Doce faz parte do convênio com a Fundação Renova, com apoio da Associação de Moradores de Santo Antônio do Rio Doce e da Prefeitura Municipal de Aimorés, MG.