Saiba mais sobre a Vivência Oasis DIST Rio Largo em parceria com IADH

Depois de dois anos trabalhado com quatro comunidades da Baixada Santista, fomos convidados para uma parceria com Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) no projeto em Rio Largo, realizado dentro da estratégia Desenvolvimento Integrado e Sustentável dos Territórios (DIST), apoiado pelo Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal.

dist rio largo 05

No final de setembro, Rodrigo Alonso e Clarissa Müller foram conhecer o território e realizar visitas de mobilização institucional e comunitária, tendo em vista a realização da Vivência Oásis no Núcleo 1 do projeto, composto pelos Residenciais Barnabé Oiticica, José Carlos Pierucetti, Demorisvaldo Wanderlei, Tavares Granja e Teotônio Vilela.

De acordo com Ronaldo Camboim, “a avaliação dos resultados alcançados foi bastante positiva e animadora, tanto por parte da comunidade dos Residenciais como das instituições visitadas”.

encontro com lideranças

A primeira reunião com a equipe Elos aconteceu na sede da Associação Comunitária do Residencial Teotônio Vilela e contou com a presença de  lideranças dos Residenciais e das técnicas da equipe ELOS em Alagoas, as arquitetas Isadora Padilha e Sandra Amália, além da equipe técnica do IADH, Rilma Brandão e Giselle Freitas e do coordenador do projeto, Ronaldo Camboim.

dist rio largo 02

Durante a estada da equipe ELOS foi realizada uma série de  reuniões: com o diretor Gaus Andrade, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); com o Comando da Aeronáutica, Gal Paulo Henrique Amaral e com a equipe técnica da Coordenação de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Social de Habitação da Prefeitura de Rio Largo, Renata Alves e Raimunda Lima; com a Diretora Josicleide Amorim, da Escola Municipal de Ensino Básico Gustavo Paiva, situada no Residencial Barnabé Oiticica, onde serão realizados os dois Módulos da Vivência Oásis; com o Secretário Estadual de Desenvolvimento e Assistência Social, Antonio Pinaud; com a Superintendência de Projetos Sociais da SEINFRA, Vanessa Martins e a Coordenadora de Projetos Marta Lécia Ribeiro.

dist rio largo 04

No final de semana entre os dias 21 a 23 de outubro, a primeira parte da Vivência Oasis Dist Rio Largo, com 25 participantes na formação, e 106 moradores nos encontros comunitários. Clarissa, Niels, Sandra (GSA 2104) e Isadora, participante do Oasis Training Canteiro Mais Cultura, foram os facilitadores da ação.
Depois de realizarem as etapas do olhar, do afeto, estes são os sonhos coletivos que vão ser realizados nos dias 12 e 13 de novembro: manutenção da quadra de esportes, construção de arquibancada de pneus, manutenção dos equipamentos de ginástica, parquinho para as crianças, plantio de jardins, construção de pista de skate, construção de área coberta (pergolado), construção de piso no coreto já existente, construção/reforma de caminhos, pista de caminhada e construção/ instalação de bancos e mesas.

maquete

“Hoje eu tive a certeza que o amor é a base de tudo, da transformação, ele é o grande transformador. O amor é capaz de mover o mundo.” Renata Januário (participante e funcionária da Habitação Social em Rio Largo.
Todo mundo convidado para colocar a mão na massa dias 12 e 13 de novembro! O ponto de encontro é na Escola Municipal Gustavo Paiva, no Conjunto Barnabé Oiticica.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.