Seleção de jovens para Futuro do Rio Doce será a distância

A seleção de jovens para o Futuro do Rio Doce 2020 será a distância atendendo as normas da OMS para pandemia do coronavírus.

Etapa de Mobilização feita antes das medidas de distanciamento social por causa da pandemia do COVID19

Já estão finalizadas as inscrições para o Futuro do Rio Doce 2020. O projeto para desenvolvimento de jovens talentos da bacia do Rio Doce, fruto da parceria do Instituto Elos com a Fundação Renova, obteve mais de 1.000 inscrições de 24 municípios da região, desde Mariana em Minas Gerais até Linhares no Espírito Santo.

A iniciativa entra na fase de seleção, onde características como diversidade, comprometimento com causas sociais são levadas em consideração para formação do grupo selecionado. Todo o processo será feito a distância, acompanhando as orientações de prevenção da OMS e do Ministério da Saúde dado o contexto atual do novo coronavírus.

Equipe Elos visitou 24 municípios ao longo do Rio Doce

Nos últimos três meses, a Equipe Elos visitou 24 municípios da região da Bacia do Rio Doce com o objetivo de encontrar jovens talentos para a formação de 18 meses, a qual busca o desenvolvimento de habilidades da juventude e a criação de ações de impacto social. A equipe teve oportunidade de se reunir com Prefeituras e visitar equipamentos públicos, assim como conhecer as comunidades locais. Foram realizadas reuniões com associações de moradores, comunidades quilombolas, aldeias indígenas, escolas, igrejas entre tantos outros lugares para apresentação do Futuro do Rio Doce na busca de parcerias futuras, além de conversar com jovens para motivar o interesse na sua participação.

Oficina de Seleção feita antes dos protocolos de isolamento por causa do coronavírus

“A iniciativa foi fantástica. Reconhecer os talentos, utilizando da criatividade jovem para desenvolver ações socioculturais são projetos que dão muito certo. É um imenso prazer poder receber no nosso município um movimento como este.”, avalia Thaís Rodrigues da Silva, Secretária de Cultura de Colatina.

A busca por juventudes diversas

De forma geral gostamos de usar o termo juventude no plural, porque seria limitante acreditar que existe uma única juventude. Jovens têm características muito diferentes, vivem em ambientes que vão do rural para o urbano, convivem com situações desafiadoras, mas têm em comum esse desejo de mudança, que é próprio desta faixa de idade.

Veja os gráficos abaixo de representação de participantes em sua diversidade na edição de 2018 a 2019.

“No Instituto Elos acreditamos que formar 150 jovens dentro da maior diversidade possível é prioridade para nosso processo pedagógico e também uma forma de fazer justiça social na prática. Não medimos esforços para encontrar essas juventudes que estão prontas para participar desta formação” afirma Val Rocha, gestora do núcleo de Relacionamentos do Instituto Elos e uma das coordenadoras do Futuro do Rio Doce.

Mudanças no processo de seleção por causa do COVID-19 (coronavírus)

A etapa de seleção passará a ser online, acompanhando as orientações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde sobre contexto atual do novo coronavírus. A Equipe Elos redesenhou o processo de seleção que irá acontecer a distância durante o mês de abril. O processo terá duas etapas para que, mesmo a distância, não se perca a qualidade que caracteriza nossos processos seletivos, onde cada participante aprende a desenvolver um olhar apreciativo sobre si.

A equipe está em contato com jovens, e anunciou que a seleção se inicia na próxima quarta-feira dia 08 de abril e continuará até o final do mês. Pedimos a compreensão das pessoas que se inscreveram com as alterações no cronograma, assim como das organizações que foram contactadas.

O Futuro do Rio Doce é um projeto de desenvolvimento de jovens talentos dos municípios da bacia do Rio Doce. fruto da parceria entre a Fundação Renova e o Instituto Elos. Para mais informações acesse site do projeto.

Caso alguma organização tenha o interesse de contribuir com o projeto, por favor, entre em contato através do email [email protected]

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categories

Arquivos